27/04/2024

Controladoras da TIM e Vivo podem se unir na Europa

As operadoras de telecomunicações europeias estão a discutir a criação de uma rede pan-europeia, um tema impulsionado pela Comissão Europeia.

A ideia de reunir a infraestrutura das operadoras surgiu numa reunião entre os executivos das principais empresas de telecomunicações da Europa, como a Deutsche Telekom, France Telecom, Telecom Itália (TIM) e Telefónica (Vivo), e Joaquín Almunia, o responsável pela área da concorrência da União Europeia.

Os executivos estão a equacionar a criação de uma rede compartilhada que lhes garanta maior capacidade concorrencial face a empresas da área da tecnologia que usam as suas redes. “As operadoras expressaram um profundo sentimento de frustração e concordaram em trazer ideias construtivas de como o mercado europeu deveria funcionar”, disse fonte próxima do processo. “As objeções não vêm da Europa, mas sim dos [27] reguladores”, acrescenta.

Um acordo sobre a partilha de rede a nível europeu terá de enfrentar obstáculos do ponto de vista tecnológico, dadas as diferentes infraestruturas e regras nacionais. Mas se concretizasse, alinharia o mercado europeu com o dos Estados Unidos ou a China, trazendo ainda benefícios para os consumidores, tais como um preço único nos tarifários de voz e serviços de Internet.
O comissário Almunia tem-se mostrado contra a fusão de empresas a nível nacional, mas revela maior abertura a acordos transfronteiriços em termos de partilha de redes que ajudem a criar um mercado único europeu, aumentando o investimento no digital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários