Vivo já começou a instalar postes de telecom “subterrâneos”

O poste é a solução da empresa para amenizar a poluição visual provocada pelos equipamentos que as operadoras de telefonia móvel têm que manter, e que atendem pelo nome técnico de sites. Sites que precisam estar em pontos altos. São milhares deles em cada cidade. Fica feio, mas eles são imprescindíveis. Um mal necessário, afinal as operadoras precisam de antenas… Muitas.

Só que autoridades municipais andaram reclamando. A bronca é por conta da poluição visual.

De fato, a parafernália pendurada nos postes chama a atenção. Você já deve ter percebido por aí. E a chegada de 4G vai exigir mais sites como esses espalhados mundo afora. Daí veio a ideia da equipe da Vivo: por que não deixar esse equipamento todo escondido? Onde? Sob a terra, claro, bem ao pé do poste, mui discretamente.

A coisa é simples: os engenheiros acomodaram quase todo o equipamente de transmissão numa caixa subterrânea, feita com plástico e fibra de vidro, que protege o material de chuva e o próprio subsolo. A tal caixa é instalada num buraco ao lado de cada poste, e coberta como se fosse um bueiro comum. Pode até ficar sob grama, se for o caso. Só as antenas ficam de fora. Limpa bastante a paisagem.

É o tipo da coisa que desperta a pergunta: “Por que não pensaram nisso antes?”

Segundo a Vivo, mais de 500 estações como essa serão instaladas já em 2013. A conferir.

A solução já está em homologação na Anatel e a Vivo pensa em oferecer a solução, já devidamente patenteada, para as outras operadoras, “como sua contribuição para a ampliação das redes 4G no Brasil.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários