Expedição mapeia Internet no Nordeste

COMPARTILHAR:

A Expedição WDC/Abranet, que está rodando o Brasil para traçar um mapa da infraestrutura da internet banda-larga no país, acaba de chegar ao Nordeste. Salvador será a primeira cidade da região a ter os sinais de internet, TV por assinatura e projetos de fibra óptica (FTTH) avaliados. A pesquisa segue a bordo de pick-up equipada com sistemas modernos. O veículo vai percorrer, a partir de hoje, várias áreas da capital baiana para analisar os serviços.

Através de radares, o laboratório móvel consegue identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atuam nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis. Um roteador com suporte a 3G ajudará na análise de sinal 3G das quatro operadoras de telefonia móvel que oferecem o serviço de internet. Já o mapeamento da TV por assinatura e a fibra óptica (FTTH) serão realizados por meio de pesquisas de satisfação com os habitantes das cidades.

“O projeto da Expedição WDC/Abranet ganhou mais força nessa fase, pois percebemos que existem mais informações úteis a serem mapeadas, tais como a TV por assinatura e os projetos de FTTH”, diz o diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri. Os dados do levantamento vão ajudar a identificar as regiões com maior número de provedores piratas, além de mapear as localidades que precisam de maior investimento no setor.

“As classes C e D são as mais carentes de serviços de internet, um problema registrado na região Centro-Oeste e que se repetiu no Sul. Existe muita desconfiança e pouco suporte aos usuários menos favorecidos. Isso mostra que os pequenos provedores SCM podem ser a chave de popularização da internet.”, comenta o diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri. Além da capital, a frequência e a velocidade da internet também serão avaliadas em outras seis cidades baianas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana e Senhor do Bonfim, municípios onde a fibra-ótica da Telebrás PNBL deve passar.

Só na região Nordeste, a equipe da Expedição estima percorrer 8 mil km. No total, serão percorridos 50 mil km para visitar mais de 200 cidades em todas as regiões do país.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários