26/04/2024

Expedição mapeia Internet no Nordeste

A Expedição WDC/Abranet, que está rodando o Brasil para traçar um mapa da infraestrutura da internet banda-larga no país, acaba de chegar ao Nordeste. Salvador será a primeira cidade da região a ter os sinais de internet, TV por assinatura e projetos de fibra óptica (FTTH) avaliados. A pesquisa segue a bordo de pick-up equipada com sistemas modernos. O veículo vai percorrer, a partir de hoje, várias áreas da capital baiana para analisar os serviços.

Através de radares, o laboratório móvel consegue identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atuam nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis. Um roteador com suporte a 3G ajudará na análise de sinal 3G das quatro operadoras de telefonia móvel que oferecem o serviço de internet. Já o mapeamento da TV por assinatura e a fibra óptica (FTTH) serão realizados por meio de pesquisas de satisfação com os habitantes das cidades.

“O projeto da Expedição WDC/Abranet ganhou mais força nessa fase, pois percebemos que existem mais informações úteis a serem mapeadas, tais como a TV por assinatura e os projetos de FTTH”, diz o diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri. Os dados do levantamento vão ajudar a identificar as regiões com maior número de provedores piratas, além de mapear as localidades que precisam de maior investimento no setor.

“As classes C e D são as mais carentes de serviços de internet, um problema registrado na região Centro-Oeste e que se repetiu no Sul. Existe muita desconfiança e pouco suporte aos usuários menos favorecidos. Isso mostra que os pequenos provedores SCM podem ser a chave de popularização da internet.”, comenta o diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri. Além da capital, a frequência e a velocidade da internet também serão avaliadas em outras seis cidades baianas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana e Senhor do Bonfim, municípios onde a fibra-ótica da Telebrás PNBL deve passar.

Só na região Nordeste, a equipe da Expedição estima percorrer 8 mil km. No total, serão percorridos 50 mil km para visitar mais de 200 cidades em todas as regiões do país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários