27/04/2024

GSMA lança projeto de transparência de consumo de dados em roaming

A GSMA anunciou que mais de 40 Operadoras de Redes Móveis da América Latina iniciaram um projeto para aumentar o nível de transparência na cobrança pelo uso do pacote de dados em viagens. Participam da iniciativa operadoras como, América Móvil (Claro, no Brasil), Antel, Entel Chile, Millicom, Oi, Orange, Telecom Itália (TIM) e Telefônica (Vivo) e representam mais de meio bilhão de assinantes de telefonia móvel na região.

Entre as ações práticas tomadas pelas operadoras está o envio de torpedos para relembrar aos clientes das tarifas cobradas quando em roaming, assim que estes chegarem em outro país e ligarem seus celulares; implementação de um pacote com limite mensal de roaming para ajudar os clientes a controlar a fatura, e enviar alertas quando se aproximar do limite no uso de dados, além de suspender temporariamente o serviço de dados quando o cliente atingir o limite.

Todas as operadoras que participam da iniciativa concordaram em implementar tais a partir de hoje, com conclusão até o final do primeiro semestre de 2013. 

Este é o segundo acordo firmado recentemente entre as MNOs da região, que já haviam se comprometido a compartilhar dados para combater o roubo de celulares. De acordo com Sebastian Cabello, diretor da GSMA Latin America, “as MNOs estão agindo proativamente de forma a atender às necessidades dos clientes, gerando transparência nos serviços prestados e mantendo a segurança de dados e informações”.

O preço praticado pelas operadoras no caso de roaming internacional é uma das atuais preocupações do Ministério das Comunicações, que vem tomado algumas medidas para reduzilo. Uma das ideias é fazer com que a Telebras force a redução de custos de roaming internacional, para isso, a estatal brasileira investe na construção de uma rede de cabos submarinos. 

Além disso, a Anatel prepara a revisão do regulamento SMP que traz novas regras do serviço, entre elas uma nova fórmula para a cobrança do roaming nacional: a cobrança do AD (adicional de chamada) pode ser eliminada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários