18/04/2024

Falta de antenas 4G pode ser problema em 2014

Um problema que já enfrentamos com o sinal dos aparelhos celulares também vai atrapalhar o caminho do 4G no Brasil: a falta de antenas. A principal preocupação das operadoras de telefonia do país é a Copa de 2014, pois nessa época, a demanda pelo serviço vai aumentar consideravelmente com a chegada dos visitantes internacionais.

Em 2013 já teremos a Copa das Confederações aqui no Brasil, e as operadoras terão que oferecer os serviços de 4G em todas as cidades que vão sediar jogos. Em julho, as quatro maiores operadoras de telefonia no país (Vivo, TIM, Claro e Oi) venceram a licitação pelas licenças para operar na frequência destinada ao 4G no país.

“Essa é uma das grandes preocupações que temos com 4G. O problema não é algo que vai se manifestar em 2013, mas já para dezembro do mesmo ano, começa a preocupar um pouco a disponibilidade e novos sites (de antenas)”, afirmou o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente.

O diretor de Inovação Técnica da TIM, Janilson Bezerra da Silva Junior, concorda que a maior preocupação não está no próximo ano, mas principalmente nas diversas legislações municipais que podem burocratizar as instalações.

O setor de telefonia acredita que seja necessário triplicar o número de antenas que existem atualmente, e, para isso, o governo está tentando diminuir os entraves do processo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários