20/04/2024

Claro amplia cobertura 3G em agosto

Considerada crucial para a oferta de serviços de banda larga móvel (será o roaming oficial para os serviços de voz e dados nos megaeventos esportivos) a cobertura 3G cresce de forma bastante lenta no Brasil, com exceção da Vivo, que já levou a rede para 2.850 localidades. TIM e Oi, por exemplo, seguem muito atrás das rivais. A Claro tenta recuperar o tempo perdido em 2011 (foi a que mais evoluiu em 2012 depois da Vivo) mas a distância ainda é considerável.

De acordo com os dados divulgados pela Anatel, a Claro foi a única operadora a ampliar a cobertura 3G no mês de agosto. Ela chegou a 16 novos municípios e a 959 localidades. A Vivo segue disparado na frente com 2850 municípios cobertos com 3G. Na briga Claro x Vivo, a distância entre as teles é considerável e a operadora do grupo América Móvil parece disposta a investir mais no 4G , foi a primeira a ter um site no país.

Preocupante é a evolução de cobertura da TIM e da Oi. A TIM fechou 2011 com 512 localidades cobertas. Em agosto, chegou a 554 municípios. Isso significa que a infraestrutura chegou a apenas 42 novos municípios em oito meses. A Oi, apesar das promessas feitas pelo presidente Francisco Valim de alcançar a cobertura da rival Vivo até dezembro, também avança de forma muito lenta. 

Em 2011, a “super-tele” tinha 250 localidades cobertas. Em agosto, esse número chegou a 346, mas com um agravante (no segundo e, até agora, no terceiro trimestre) não houve qualquer evolução na cobertura.

2.554 municípios seguem não atendidos pelo 3G, ou pouco mais de 26 milhões de brasileiros não têm como contratar o serviço. O relatório também mostra que a competição é inexistente em 2.016 localidades, atendidas por apenas uma prestadora de serviço, que já devemos saber qual é.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários