Quase 80% dos brasileiros acessam web no celular diariamente


A Opera Software anunciou os resultados de um estudo sobre o uso da internet móvel no Brasil. Foram ouvidos mais de seis mil brasileiros, todos usuários do Opera Mini, durante o mês de julho de 2012. A pesquisa indicou que 79% utilizam seus dispositivos móveis diariamente para acessar a internet.

O uso mais comum é para atualizar redes sociais, baixar conteúdos, assistir vídeos e fazer pesquisas. Mais de dois terços dos participantes responderam que teriam interesse em interagir com as propagandas que veem na mídia tradicional por meio de celulares.

O Opera Mini é o navegador móvel mais popular no País, com 34% de participação do mercado, segundo o StatCounter. Ao redor do mundo, o Opera Mini está instalado em 183 milhões de dispositivos. O número de usuários ativos mensais no Brasil cresceu 162%, no período de julho de 2011 a julho de 2012.

A pesquisa mostrou ainda que, quando o assunto é publicidade móvel, os usuários estão mais interessados em propagandas de aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers. A maioria das pessoas que respondeu ao questionário era homem (69%), com idade entre 13 e 35 anos (63%).

Ao todo, 75% das pessoas ouvidas disseram que utilizam plano de dados de celular pré-pago, enquanto apenas 10% declararam ter plano pós-pago. Os demais disseram não ter plano de dados ou utilizar redes WiFi.

A pesquisa apurou ainda que cerca de um terço dos usuários (30%) do Opera Mini não têm acesso à internet em casa e 24% acessa a internet em lan houses ou internet cafés. A maioria dos usuários da internet móvel navega na rede com telefones básicos (78%). Sessenta e cinco por cento dos usuários disseram querer conteúdos gratuitos, 37% estão interessados em aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, e 29% tem interesse em vídeos.

Quando perguntados sobre o que gostariam de comprar nos seus dispositivos móveis, 76% disseram que não compram por meio de seus celulares. Entre aqueles que declararam utilizar o dispositivo móvel para compras, as categorias mais populares foram: aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, com 18%. Em seguida vieram os produtos eletrônicos como telefones e computadores (3%).

A pesquisa mostra que 69% dos participantes se interessariam em interagir com as propagandas que vêem nas mídias tradicionais, como televisão, jornais e revista, por meio de seus celulares. Com relação as preferências de navegação móvel, 59% respondeu entrar nas redes sociais, 57% baixar conteúdos, 36% fazer buscas e 32% assistir vídeos.

“Esse estudo mostra que os brasileiros estão receptivos para a publicidade móvel e, mesmo demorando para adotar o mobile commerce, estão comprando cada vez mais aplicativos, ringtones, jogos e wallpaper, e produtos eletrônicos através do celular”, diz Nuno Sitima, vice-presidente sênior da Opera Software para desenvolvimento de negócios. “As redes sociais ainda dominam quando o assunto é uso da internet no celular no Brasil, o que demonstra necessidade de acesso à banda larga, já que 30% das pessoas não têm internet em casa”.[

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários