26/04/2024

#Fato ou Mito – Celular pode causar explosão em posto de gasolina?

– Celular pode causar explosão em posto de gasolina?

(Fernando Souza de Petrolina – PE)

Talvez esta seja a dúvida mais marcante de todas que já fizemos aqui no quadro “#Fato ou Mito”. Justamente porque envolve algo muito perigoso: explosões. E, em postos de gasolina.

A dúvida é: afinal de contas, o celular realmente causa explosões quando está ligado em um posto de gasolina? Nós já vimos vídeos e reportagens sobre o assunto. Até um dos programas dos Caçadores de Mitos (Mythbusters), no Discovery Channel, dedicou-se somente a esse teste. E adivinha: não existe conclusão sobre o assunto. Mesmo depois de testes exaustivos.

Teoricamente, a baixa voltagem de um telefone celular não é suficiente para mandar um posto de gasolina pelos ares. Porém, um posto é uma área de alto risco. Gases inflamáveis são liberados pela abertura do bocal do veículo, enquanto o combustível vai da bomba de gasolina ao tanque do carro. Uma vez misturados ao ar, estes gases podem se inflamar se houver uma fonte de ignição como o calor, faíscas ou fogo.

O engenheiro químico e coordenador de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Anthony Brown, em declaração ao portal G1 disse que o celular pode causar isso sem que notemos. “Ele [o aparelho] funciona com bateria, que produz faísca que a gente não vê. Aí, a nuvem envolve o aparelho e ocorre ignição”, analisa. Então, a chance de um celular provocar uma faísca e, consequentemente, o fogo, é muito remota graças ao avanço da tecnologia. Mas a possibilidade existe.

Mesmo assim, não dá pra dizer que é um fato, porque não há um… fato (!) comprovando que aconteceu uma explosão em posto por causa de um celular. Nem dá pra dizer que é mito, porque não é impossível.

Bom, na dúvida, siga as normas do estabelecimento e desligue o celular quando estiver no posto de gasolina. Precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Agora, vamos combinar de que o risco de um carro estar ligado no posto é bem maior de causar explosão do que um celular né, mas deixa pra lá.
Quer mandar sua dúvida também? Fique à vontade. Vá até o menu #Fato ou Mito e pergunte pra gente.  Até o próximo domingo!

O #Fato ou Mito de hoje teve o apoio de G1.com.br.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários