23/04/2024

3G atinge 48,6% dos municípios no Brasil

Aparelhos com este tipo de tecnologia já representam 20% do total de celulares vendidos no País

Em plena expansão, a banda larga móvel, responsável pelo aumento de tráfego de informações entre celulares, já atinge quase a metade dos municípios brasileiros. Segundo levantamento da consultoria Teleco, 2.702 cidades (48,6% do total) já usufruem da internet de alta velocidade em seus aparelhos.

Em 2010, somente 23% contavam com o serviço. A pesquisa contabilizou 41,1 milhões de acessos no ano passado, a maior parte originada de aparelhos com tecnologia 3G, que já representam 20% do total de celulares vendidos no País. No Brasil, o tráfego de dados móveis deverá crescer 79%, anualmente, até 2016, municiado pelos cada vez mais comuns tablets e smartphones. No Ceará e no Nordeste, a tendência também é de popularização.

Com 3G em 866 cidades, a Claro afirma que o maior acesso à internet via dispositivos móveis tem sido nitidamente percebido pela empresa. “Os clientes da operadora estão cada vez mais adeptos a este tipo de conexão. Comparado ao mesmo período de 2011, em março deste ano o aumento do uso da banda larga móvel foi de 68%. No acumulado de 2012, o percentual de crescimento foi de 57%”, informa a companhia, que possui cerca de 33,8% da participação do mercado móvel brasileiro.

A TIM, por sua vez, diz que 512 municípios do país já são atendidos pelo 3G da operadora.

Segundo a Oi, “atualmente, a cobertura de telefonia móvel 2G atinge 308 municípios, enquanto o plano de expansão da telefonia móvel 3G beneficiará, até o fim do ano novos municípios”.

A Vivo afirma contar com cerca de 13 milhões de clientes com cobertura 3G no Brasil, espalhados em 2.727 municípios.

Transição

Na década de 2000, foi iniciada a transição da tecnologia anterior, o 2G, para o atual 3G.

A característica mais importante dessa geração de tecnologia móvel é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo menor que os da 2G.

O 3G também transmite informações em velocidade significantemente maior, comparada a internet 2G, o que acabou massificando o uso da internet nos celulares. A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários