Rompimento de cabos causam apagão na rede de telefonia celular e internet

Um apagão atinge a internet de banda larga e 3G e telefonia celular na região Sul e no estado de SP. A maioria dos sites não abre e não é possível fazer ligações entre celulares. O problema começou por volta das 13 horas. As informações são de que houve rompimento de cabos de fibra ótica da Intelig, GVT e Eletronet. Um dos rompimentos seria no Paraná. Segundo técnicos consultados pela reportagem, a previsão é que o reparo seja feito até às 18 horas, mas os serviços já estão se normalizando normalmente. A assessoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está monitorando o caso e trabalhando em conjunto com as empresas de telefonia e internet para que os serviços retornem o mais rápido possível

Foram afetados os serviços da GVT, Copel, TIM, Vivo, Claro e Nextel.

A Comunicação Corporativa da TIM confirmou que houve um ponto de rompimento na rota principal que liga SP a Curitiba. As duas rotas alternativas também apresentaram problemas (um ponto de rompimento em cada). Essas rotas são compartilhadas, por isso, outras operadoras também apresentam problemas. A transmissão de dados parte de Curitiba para os outros Estados do Sul e a rede de longa distância de dados é administrada por um fornecedor que, segundo a TIM, já está trabalhando nos reparos, mas não há previsão de quando o conserto estará feito.

A empresa Vivo admitiu o problema mas ainda não sabe dizer a dimensão do problema.

O serviço da NET não caiu, mas a conexão está lenta. Segundo a assessoria de imprensa, o apagão não atinge os serviços da operadora Oi.

Mais informações a qualquer momento.

Internautas reclamam na web

Usuários no Twitter reclamaram da situação, fazendo com que os nomes das empresas TIM e GVT fossem parar nos trending topics do microblog no País. “O que esta havendo com a GVT, TIM, VIVO – Todas sem Sinal – Acho que isso é um sinal para o fim do mundo…”, disse no Twitter o usuário @Naypolin.

Já a usuária @anandazanini falou: “nao me importo de ficar sem internet gvt mas DEVOLVE O SINAL DA TIM =( MIMIMI”. O usuário @OSGuilherme conta mais e pede: “Parece que foi a tempestade solar mesmo. Tim, Claro, Oi, Vivo 3G, GVT e o alarme do meu carro… Tudo louco”, afirmou no Twitter.

A usuária @bicmuller também se pronunciou: “Um cabo se rompeu e comprometeu o sinal da TIM, GVT, Oi no SUL do país. É pouco ou quer mais?”, disse.

Já o usuário Rafael Andreotti, “@opeattack, afirma: “aparentemente um cabo de fibra ótica se rompeu e escangalhou o sinal da GVT e da TIM (…)”.

Falha impede transmissão de sabatina

O problema impediu a transmissão ao vivo da sabatina com o pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, realizada na tarde desta quarta-feira nos estúdios do SBT na capital paulista.

Portanto vemos que o dia não foi realmente fácil para os técnicos em Telecomunicações mesmo.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários