20/04/2024

Oi Futuro apresenta: Gabriele Basilico

O grande fotógrafo italiano ocupará todas as galerias do centro cultural no Flamengo com 77 trabalhos, em exposição.
Panorâmica de sua trajetória
O Oi Futuro apresenta, a partir do dia 07 de novembro de 2011 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Gabriele Basilico”, com 77 fotografias de grande e médio formato do artista italiano. Nascido em Milão, em 1944, Gabriele Basilico é considerado um dos mais reconhecidos nomes da fotografia na atualidade.

Gabriele já foi contemplado com retrospectiva de sua obra no Stedelijk Museum, Amsterdam, em 2000, e tem realizado grandes mostras individuais na Maison Europeénne de la Photographie, em Paris,  na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.  Seus trabalhos estiveram em diversas exposições, como “Seasides”, no MIT Museum, Massachusetts, EUA,  “Disegnare la città”, na Fondazione La Triennale, em Milão, Itália, e no CGAC, em Santiago de Compostela, Espanha, em 2004. Em 2003 participou da 5ª Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo.

Tem mais de 60 livros publicados, como “Bords de mer”, “Beirut 1991”, “Basilico-Montecarlo”, e “Scattered City”.

A mostra que faz parte da programação de 2011 do Oi Futuro, com curadoria de Nina Dias e da italiana Paola Chieregato, foi incorporada às comemorações do “Momento Itália-Brasil 2011/2012”, e tem o patrocínio da Oi e o apoio do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália no Brasil.

“A exposição apresenta um conjunto coeso de obras que exploram a fotografia das grandes metrópoles, tema recorrente na obra do artista. A paisagem urbana de Basilico é retratada através de zonas fronteiriças ou periféricas, numa investigação sobre a contínua transformação da imagem da cidade”, informam as curadoras Nina Dias e Paola Chieregato.

Para a mostra no Rio, Basilico passou um período de 11 dias na cidade, em julho, pesquisando e registrando várias regiões da cidade, em projeto especial, a fim de produzir fotografias inéditas que estarão em uma sala especial da exposição. Esta iniciativa faz parte de um programa do Oi Futuro que prevê nos seus projetos o convite a artistas internacionais para criar obras in loco, com intuito de fazer circular obras produzidas no Rio de Janeiro. Assim, o Oi Futuro consolida sua proposta de ser uma instituição que investiga, propõe, patrocina e apresenta novas obras que possam inserir, cada vez mais, o Rio de Janeiro e o Brasil no circuito internacional das artes visuais. Isso tudo sempre a partir de um diálogo positivo com curadores e artistas.

No centro cultural do Flamengo estarão ainda fotografias das séries “Milão Retratos de Fábricas” (1978-1980), onde fotografou a periferia industrial milanesa, tema pouco abordado sobre a paisagem italiana; “Cidades”, “work in progress” que reúne diversas fases da produção do fotógrafo, desde 1984; e fotografias e provas em contato de “Beirute”, realizadas em 1991, no período pós-guerra.

A exposição, panorama da obra do artista, será acompanhada de um livro de cerca de 150 páginas, fartamente ilustrado e comentado pelas curadoras e pelo crítico de arte Paulo Sergio Duarte. O design da publicação está a cargo de Rara Dias. 


Serviço: Gabriele Basilico
Oi Futuro
Abertura: 07 de novembro de 2011, às 19h30
Visitação pública: 08 de novembro a 18 de dezembro de 2011
Curadoria: Nina Dias e Paola Chieregato
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi
Produção: MODO Projetos Culturais
Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro  21
De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.
Informações: (21) 31313060
www.oifuturo.org.br
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários