23/04/2024

Santander corta avaliação da Portugal Telecom em 17%




Preço-alvo desceu de 10,30 para 8,50 euros, enquanto a recomendação continua a ser de comprar , uma vez que o potencial de subida implícito é de 60%.

O Santander cortou o preço-alvo da Portugal Telecom em 17%, de 10,30 para 8,50 euros, para reflectir o montante mais elevado da dívida e dos compromissos com o fundo de pensões, bem como o pagamento do último dividendo extraordinário, de 0,65 euros por acção.

Numa nota de “research” de hoje, a que o Negócios teve acesso, o Santander mantém a recomendação de “comprar” acções da operadora de telecomunicações, uma vez que o potencial de subida implícito da nova avaliação é de 60%. A casa de investimento também justifica a manutenção da recomendação com o crescimento do “free cash flow” nas operações domésticas e no Brasil.

O valor mais elevado da dívida e dos compromissos com o fundo de pensões justifica o corte de 1,15 euros no preço-alvo, sendo o restante para descontar o valor do dividendo extraordinário que a empresa já pagou aos accionistas.

Devido aos resultados mais fracos que o esperado na Oi Telemar, o Santander cortou a sua previsão para o EBITDA da Portugal Telecom em 0,8% para 2015. Ainda assim, apesar de ter reduzido em 13% a estimativa para o EBITDA da unidade brasileira, a casa de investimento salienta que o capex (investimento operacional) de longo prazo mais reduzido e a posição mais elevada que o esperado na Oi (25,6% em vez de 23,5%) permitiram reduzir o impacto da revisão.

“Ainda avaliamos a posição da PT na Oi ao preço do investimento de 3,6 mil milhões de euros que foi realizado”, diz o Santander, concluindo que a PT está a transaccionar em bolsa com desconto face às pares, tendo em conta indicadores de longo prazo.

O Santander estima que a PT alcance uma rentabilidade do “free cash flow” de 19,7% em 2015, o que se situa 15% acima da média do sector (17%).

As acções da Portugal Telecom sobem 1,28% para 5,549 euros.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários