29/03/2024

Metade da população consome músicas e vídeos on-line

Pesquisa mostra também que aumentou o número de pessoas que publicam conteúdos próprios na internet. 



Metade da população brasileira ouve músicas pela internet e assiste a vídeos, programas, filmes ou séries on-line, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2017. A pesquisa mostrou também que 29% ouvem música pela internet todos os dias. Desses, 55% são jovens entre 16 e 24 anos. 


Em relação aos filmes, 27% da população assistem longas semanal ou diariamente e 21% assistem séries nessa frequência. 


Apesar da Netflix já ser considerada a maior TV por assinatura no Brasil, apenas 10% da população pagam para ter acesso a filmes e séries. O percentual de pessoas que pagam para ouvir música é ainda menor, 5%. 

Com relação a origem dos conteúdos, 48% das pessoas preferem músicas brasileiras enquanto que 28% consome músicas estrangeiras. 

Contudo, a classe social influencia na origem do conteúdo consumido. Enquanto 57% dos indivíduos da classe A assistiram a filmes estrangeiros, esse percentual é de apenas 8% na classe D. 

Em 2017, 44,7 milhões de pessoas publicavam conteúdos próprios na internet (26% da população), enquanto que em 2013 esse número era de 31,1 milhões. O tipo de conteúdo mais publicado são imagens. 

A divulgação de fatos ou situações cotidianas (17%) é mais mencionada do que a divulgação de um trabalho (9%), de um conteúdo artístico (7%) ou do que a venda de produtos ou serviços (5%). Apenas 2% dos indivíduos que criaram e postaram conteúdos próprios na Internet receberam algum tipo de remuneração por isso.


VIU ISSO?


Dispositivos e conectividade


Entre as pessoas que possuem banda larga fixa no domicílio, 72% assistem a vídeos on-line. Já entre quem possui apenas conexão móvel esse percentual é de 57%.

Em relação aos dispositivos, 51% dos usuários que acessam a rede tanto pelo celular quanto pelo computador ouvem música diariamente. 

Essa proporção é de apenas 32% entre os usuários de Internet exclusivos pelo celular e 24% entre aqueles que acessam a rede usando apenas o computador.

A série histórica da pesquisa TIC Domicílios demonstra uma mudança na forma de acesso aos conteúdos, com os serviços de streaming apresentando tendência de crescimento, enquanto as atividades de download se mostram estáveis ou com tendência de decréscimo.

Em 2017, 71% dos usuários assistiam vídeos ou ouviam músicas on-line enquanto que 42% deles baixaram músicas e 23% fizeram download de filmes. 

O levantamento foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários