26/03/2024

Anatel aprova antenas menores para melhorar internet móvel

A Anatel aprovou a instalação das chamadas femtocéculas, antenas de menor dimensão que podem ser usadas como acessórios para desafogar o tráfego de dados de outras antenas e melhorar o desempenho das redes de telefonia e internet móvel.

O conselheiro substituto da Anatel e relator do regulamento, Marconi Maya, explica que os equipamentos têm cobertura de 1 watt e alcance de aproximadamente 100 metros. Servem, portanto, especialmente para facilitar a comunicação em ambientes fechados. “É uma tecnologia que começa a vingar mundo afora, e esperamos que ajude a melhorar a cobertura e qualidade dos serviços no Brasil, que é a maior busca que nós temos”, completou.

As femtocélulas funcionam em dois modos: aberto e fechado. No primeiro, atendem a todos os usuários das operadoras que as instalarem; no segundo, ficam restritas aos usuários previamente cadastrados na Anatel. Nos dois casos, as teles são responsáveis pela instalação, operação, gerenciamento, manutenção, suporte e desativação dos dispositivos.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários