19/04/2024

Operadoras dizem que prazo do 4G será cumprido

A tecnologia 4G vai permitir maior velocidade de transmissão de dados, o que se reflete na rapidez para baixar fotos, músicas e vídeos. Como exemplo, o download de uma foto em alta resolução que demora 32 segundos em 3G, seria feito em até 1s.

Para as operadoras de telefonia móvel, o prazo de 30 de abril para implantação da tecnologia 4G nas cidades sede da Copa das Confederações, seguindo as condições acertadas com a Anatel, será cumprido. Segundo o diretor regional da Claro Erik Fernandes, a empresa foi a primeira a comprar lotes de frequência leiloados pela Anatel e, desde então, se prepara para a implantar a tecnologia. “Cumpriremos o cronograma até o fim de abril e teremos pelo menos 50% da cidade coberta pela tecnologia da Claro”, garantiu Fernandes. Ele explicou que muitas antenas 4G que estão sendo instaladas compartilham a mesma torre ou poste já existente para antenas 3G, o que facilita o trabalho.

Em Belo Horizonte, dois problemas, entretanto, ainda precisam ser resolvidos. O primeiro refere-se a uma faixa de frequência de 2.600 MHz, utilizada por uma operadora de TV ociosa, que deverá ser desocupada até dia 16, por determinação da Anatel. “Se o prazo for obedecido, não teremos problema em entrar com nossa operação nessa rede”, explica. Outra dificuldade que pode emperrar um pouco o processo, segundo ele, é o licenciamento pela prefeitura das novas antenas. Como a tecnologia 4G demanda uma frequência maior para ser transmitida, o seu raio de ação é bem menor do que o da 3G, requerendo então muito mais antenas para funcionar bem e cobrir maiores áreas.

“A maior parte do trabalho refere-se a reposicionamento de antenas, mas mesmo assim temos ainda de instalar várias outras, e o licenciamento depende da Prefeitura de BH. 

A instalação das antenas tem de passar primeiro pelo crivo das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Regulação Urbana, da Copa, de Governo (que coordena todo o processo) e pela Fundação Municipal de Cultura. “Mesmo com toda boa vontade da prefeitura em agilizar os processos, é necessário algum tempo para a aprovação”, diz o coordenador adjunto da Secretaria Municipal da Copa Alexandre Hill-Maestrini. Segundo ele, nos pontos Fifa da cidade, que são a Praça da Estação, onde haverá eventos culturais antes e depois da transmissão dos jogos, e no entorno do Mineirão, a estrutura de antenas 4G estará finalizada. “Quanto ao restante, cremos que elas cumprirão com suas obrigações, uma vez que grande parte do trabalho delas utiliza, nessa primeira etapa, torres já existentes. E para 2014, quando toda a rede deverá estar instalada, haverá tempo suficiente para análise de todos os pedidos”, afirma. até 
A Oi, por meio da assessoria de imprensa, explica que iniciou negociações para adotar o compartilhamento de rede 4G com a TIM. O acordo, inédito no Brasil, possibilita que as duas operadoras utilizem a mesma estrutura para transmissão de dados. Os termos foram apresentados à Anatel, que, com o Ministério das Comunicações, manifestou-se publicamente a favor da iniciativa. Desde então, as duas companhias fizeram reuniões com a Anatel para tratar das condições do projeto e receberam autorização para compartilhamento de rede do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo a operadora, as antenas necessárias para a cobertura inicial exigida pelo edital da 4G estão em processo de instalação nas seis cidades-sede da Copa das Confederações. A empresa divulga até o fim do mês qual será a mancha de cobertura inicial de sua rede 4G nesses municípios e afirma que cumprirá o prazo estabelecido pela Anatel. 

A TIM confirma, via assessoria de imprensa, que segue com o cronograma, de forma a cumprir o primeiro prazo determinado pela Anatel. A Vivo, também por nota oficial, afirma que “trabalha para ter o serviço ativado em 30 de abril nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, conforme previsto pelo edital do leilão de frequências para a rede 4G”.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários