23/04/2024

Florianópolis recebe 30 orelhões com internet Wi-Fi da Oi

A Oi chegou a um acordo com a prefeitura de Florianópolis e está prestes a instalar 30 cabines telefônicas públicas com acesso Wi-Fi. Pelo acordo, a operadora garante 15 minutos de acesso ininterrupto à internet, além de acesso ilimitado a sites do governo e da justiça (.gov e .jus) aos cidadãos. Em troca, fica com a receita de publicidade, parte da estratégia de rentabilizar os equipamentos urbanos, os quais é obrigada a instalar e manter em sua área de concessão de telefonia fixa.

A instalação das cabines telefônicas públicas com Wi-Fi em outras cidades está sendo estudada pela operadora, conforme informou a companhia sem prover mais detalhes. A Oi pretende usar estes pontos para escoamento do crescente tráfego de dados de smartphones e tablets, inclusive como apoio aos clientes de serviços 4G. Atualmente, a Oi é a operadora com mais hotspots instalados no país (a rede lançada em novembro conta com 30 mil pontos de acesso à internet em todo país) e pretende usar estes pontos na disputa pelo usuário de banda larga móvel. A meta é chegar a 100 mil hotspots até o final de 2013.

A instalação dos orelhões conectados depende apenas dos últimos trâmites legais e a previsão da Prefeitura Municipal de Florianópolis é de que ocorra em até 60 dias.

Para a prefeitura, o acordo com a Oi é uma forma de garantir o acesso aos serviços públicos online, que vêm sendo ampliados no município. “Este semestre, estamos lançando um portal do cidadão personalizado. Ao entrar e se logar, o usuário terá acesso suas informações na tela, como IPTU, matrícula dos filhos na escola e consultas de agendamento na rede municipal de saúde”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves. O agendamento online ainda não é possível porque a estrutura de atendimento não comportaria um aumento grande da demanda, que diante da facilidade de agendamento pela internet, poderia partir também de moradores de outros municípios.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários