22/04/2024

A briga das Teles por participação nas Regiões I, II e III



O quadro de market share de celular no Brasil nos últimos três anos tem se caracterizado:

– Pela liderança da Vivo, que tem conseguido manter seu market share: de 29,8% (2008) para 29,7% (Jan/12).
– Por uma dura disputa pela 2ª posição em market share Brasil entre TIM e Claro. A TIM ultrapassou a Claro em 2011 e abriu uma vantagem de 1,8 pontos percentuais em Jan/12 (4,4 milhões de celulares).
– Pela perda de market share da Oi nos últimos dois anos: de 20,7% (2009) para 18,6% (Jan/12).
Este quadro apresenta variações quando se analisam as três regiões em que está divido o celular no país.
Market Share na Região I
A Região I, área de concessão de telefonia fixa da Telemar (Oi Fixo), concentra 50,4% dos celulares do Brasil, sendo 84,7% pré-pago.
O quadro de market share de celular na Região I nos últimos três anos tem se caracterizado:
– Pela perda da liderança da Oi, que caiu da 1ª colocação em market share em 2008 (30,4%) para a 3ª em 2010(24,2%). Com market share de 22,9% em Jan/12, pode ser ultrapassada pela Claro em 2012.
– Por uma dura disputa pela 1ª posição entre Vivo e TIM. A diferença de market share entre as duas operadoras tem se mantido menor que 0,1 ponto percentual.
– A Claro vem ganhando market share na Região: de 20,7% (2008) para 22,5% (Jan/12).
Note-se que Vivo e Claro só passaram a atuar em toda a região em 2008, com a entrada destas operadoras no Nordeste e no Norte respectivamente.
Market Share na Região II
A Região II, área de concessão de telefonia fixa da antiga BrT (Oi Fixo), concentra 25,1% dos celulares do Brasil, sendo 80,6% pré-pago.
O quadro de market share de celular na Região II nos últimos três anos tem se caracterizado:
– Pela liderança da Vivo, que conseguiu estancar a perda de market share em 2010, mantendo-o estável em 30,9%.
– Por ganhos de market share da TIM a partir de 2009, diminuindo a distância que a separa da Claro para 2,1 portos percentuais de market share em Jan/12.
Pela perda de market share da Oi nos últimos dois anos: de 16,0% (2009) para 14,2% (Jan/12).
Market Share na Região III
A Região III (São Paulo), área de concessão de telefonia fixa da Telefônica, concentra 24,5% dos celulares do Brasil, sendo 77,3% pré-pago.
O quadro de market share de celular na Região III nos últimos três anos tem se caracterizado:
– Pela liderança da Vivo, que ainda não conseguiu estancar sua perda de market share na Região: de 37,4% (2008) para 33% (Jan/12)
Pela conquista da 2ª colocação em market share na Região por parte da TIM, ultrapassando a Claro.
– A Oi, que iniciou suas operações em São Paulo em 2008, ganhou rapidamente market share até 2010 (14,2%). Os ganhos se estabilizaram em 2011 tendo terminado Jan/12 com market share de 14,4%.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários