América Latina alcançará 750 milhões de conexões móveis até 2015


Segundo o relatório Observatório Móvel da América Latina de 2011 da GSMA, a América Latina deverá ter mais de 750 milhões de conexões móveis, com uma taxa de penetração média de 122%. A região é um dos maiores mercados móveis do mundo por volume com mais de 630 milhões de conexões no final de 2011. As conexões HSPA e LTE devem alcançar mais de 305 milhões em 2015, o que fará da banda larga móvel o principal meio de acesso à Internet para os latino-americanos.

Atualmente, estima-se que o mercado móvel na América Latina gera US$ 175 bilhões, ou 3,6% do PIB total, com somente as operadoras de serviços móveis contribuindo com US$ 82 bilhões em 2010. Além disso, o ecossistema móvel também faz uma contribuição substancial para os empregos e já gerou quase 600 mil postos de trabalho e apoia mais 1 milhão.

Apesar disso, a banda larga móvel ainda é um mercado embrionário na América Latina, com apenas 61 milhões de assinantes no final de 2011. Entretanto, as assinaturas cresceram 133% anualmente durante os últimos cinco anos, e a previsão é de que continuem crescendo 50% por ano pelos próximos cinco anos. 

A forma como os governos utilizam o espectro do Dividendo Digital de 700MHz será determinante para alcançar uma maior cobertura e fazer uma ponte para a inclusão digital na região. A alocação desse espectro no curto prazo irá ajudar a conectar os que não estão conectados, acelerar as taxas de adoção e causar um impacto significativo no crescimento econômico. 

A GSMA também identificou quatro temas regulatórios chave que são essenciais para a democratização do acesso à banda larga móvel e manutenção do crescimento, que são: necessidade de um regime regulatório transparente, previsível, consultivo e alinhado; redução da tributação ineficaz para permitir aumento da penetração móvel; incentivos para promover acesso universal, em vez de obrigações/fundos de serviço universal; e a importância de um roteiro claro da alocação do espectro, especialmente para satisfazer a crescente demanda dos usuários finais da banda larga móvel.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários