18/04/2024

Oi reitera benefícios do RCS, mas diz que o alcance ainda é baixo

Apenas 20% da base de clientes da Oi conta com um smartphone compatível com o RCS, o sucessor do SMS.


A operadora Oi, primeira a oferecer a tecnologia RCS, evolução em relação ao tradicional SMS, no Brasil fez um balanço sobre como o panorama atual da tecnologia no país. 


A companhia que anunciou oficialmente a adoção do RCS, em parceria com o Google, em janeiro, destaca, por intermédio do seu diretor de mobilidade e conteúdo, Diogo Câmara, que a tecnologia garante uma boa experiência, economia de custo, em relação, por exemplo, ao SMS, conversão e comunicação.


O grande empecilho para a tecnologia é justamente o seu alcance, já que é necessário um smartphone Android compatível, além do uso do app  mensagens fornecido pelo Google. Atualmente, 20% da base de clientes da Oi tem um aparelho compatível com a tecnologia.


VIU ISSO?


O executivo também comentou sobre as demais tecnologias que também carregam uma forte adoção, analisando por uma perspectiva para uso como um canal de comunicação com os clientes. 


“O SMS tem um alcance brutal e é barato, mas a experiência, a comunicação e conversão são baixos. É difícil ter comunicação assertiva com o cliente. Com o USSD é semelhante, mas a conversão não é alta. O Satpush (smart message) tem conversão maior, mas alcance é menor. No WhatsApp, experiência é melhor, o alcance é abrangente, a comunicação é boa, mas o custo é maior. 


Além do Google, a implementação do RCS da Oi no Brasil também contou com a colaboração da Mobi2Buy, que criou um bot para a operadora, que oferece a clientes novos planos, substituindo o televendas. “Apesar do pouco tempo, até aqui a conversão foi 7,8x maior que por SMS”,

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