24/04/2024

TIM recebe troféu das mãos da primeira-dama, Michelle Bolsonaro

Operadora foi premiada por suas soluções e iniciativas para pessoas com deficiência.

A primeira dama, Michelle Bolsonaro, entregou a Nicandro Durante, presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil, o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2019. 
A operadora foi a escolhida como a que oferece as melhores soluções e iniciativas para pessoas com deficiência. Entre os exemplos de ações está o atendimento à pessoa com deficiência auditiva em lojas. Vivo, Oi, SKY e Claro, completam o ranking.


Leonardo Euller de Morais, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaçõe), declarou na cerimônia de premiação que a TIM foi a prestadora com avanços mais expressivos e que o prêmio “não se trata de uma linha de chegada; muito pelo contrário, trata-se de um ponto de partida, uma vez que há muito espaço para evoluir.”

Além de Michelle Bolsonaro, que tem forte atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e Leonardo Euller de Morais, o evento contou com as participações de  da senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) do secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini Neto, que representou o ministro Marcos Pontes; e do presidente do Conselho de Administração da Tim, Nicandro Durante.  Emannoel Campelo, Aníbal Diniz e Vicente Aquino, conselheiros da Anatel, também marcaram presença.
VIU ISSO?


“O setor de telecomunicações tem o DNA da inclusão, com novas tecnologias que facilitam a vida de pessoas com deficiência. Com a criação desse ranking, a Anatel irá incentivar ainda mais o surgimento de ações inclusivas, impulsionando a governança das empresas verso as melhores práticas”, pontua Nicandro Durante, presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil,

Além de iniciativas da TIM, o evento também pontuou outros avanços, como disponibilização do Código de Defesa do Consumidor em Braile e em Libras; a produção da Cartilha “Anatel Explica” em Braile; a parceria com o Instituto Benjamin Constant para a elaboração do plug-in Emoti Sounds – ferramenta para que pessoas com deficiência visual possam “escutar” os emoticons; e a promoção do app Giulia – Mãos que falam, que transforma movimentos da Língua Brasileira de Sinais em mensagens de som em português. 

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA, Resolução 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018, as quais verificaram os seguinte indicadores: 

– Acessibilidade na Página da Internet (API);
– Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); 
– Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA). 

Além disso, também foram consideradas as ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários