28/03/2024

Banda larga móvel da Claro é a mais rápida do Brasil

Relatório da Open Signal mostra que a operadora é a melhor em 4 dos 5 critérios analisados.


A Open Signal revelou a edição mais recente do seu relatório Mobile Network Experience, que avalia como anda o panorama da conexão móvel em determinado país. No caso do Brasil, a Claro, que costuma se sair bem nesse ranking, mais uma vez aparece no topo do pódio.


O mais impressionante é que em relação ao comportamento da rede, a Open Signal leva em consideração quatro critérios: experiência de vídeo, velocidade de download, velocidade de upload e latência. A Claro vence em todos eles.


Tirando o resultado do desempenho da rede, o relatório da Open Signal também fala sobre a disponibilidade do 4G. Nesse quesito a TIM se sagrou campeã.

Disponibilidade do 4G

No primeiro critério citado pela Open Signal em seu relatório, a disponibilidade de cobertura 4G, a TIM aparece na liderança. O relatório aponta que a operadora tinha redes 4G em 78,6% das vezes que o usuário se conectou. Comprovando que a Claro é realmente consistente com seu serviço de internet móvel, a companhia aparece logo em seguida nesse quesito, com 67.9.

VIU ISSO?


Experiência de vídeo

O primeiro quesito que a Claro vence foi experiência de vídeo. Aqui a Open Signal leva em consideração a forma como a rede desempenha em relação a qualidade do streaming em dispositivos móveis.

A pontuação é atribuída baseada em uma escala de 0 a 100, a Claro registrou 55.7, seguida pela TIM com 53.2.

Lembrando que além de velocidade, a latência também tmem papel determinante no resultado, isso explica o porquê da Claro ter superado a TIM.

Velocidade de download


A velocidade, de acordo com a Open Signal, ficou praticamente inalterado em relação a versão anterior do relatório. A Claro aparece novamente na liderança, com média de 18,8 Mbps.

Enquanto em velocidade o impacto não foi tão signifiativo, a Open Signal destaca como o 4G em 700 MHz, tem melhorado a disponibilidade de conexão, como por exemplo, em ambientes internos.

Velocidade de upload


Assim como no download, a Open Signal atribui a vitória da Claro a sua poderosa rede LTE na América Latina. A operadora ficou com média de 6,3 Mbps, mais de 2 Mbps acima da segunda colocada, a Vivo, com 4,0 Mbps.

Latência


Aqui o que importa são os menores valores, quanto menor a latência melhor é a experiência para o consumidor no consumo de vídeos, por exemplo.

A Claro registrou o valor mais baixo: 68.8 ms. A TIM aparece em seguida com 68.8 ms.


A análise da Open Signal foi feita entre setembro e novembro de 2018, com base nos dados de quase 400 mil dispositivos.


20 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
20 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários