28/03/2024

60% dos consumidores brasileiros estão com plano de celular errado

A maioria dos brasileiros não consome todo o plano de telefonia contratado, essa é a avaliação da Proteste, entidade de defesa do consumidor.

Segundo um estudo realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor, com base no seu aplicativo Meu Plano, que monitora as tarifas das operadoras – confira mais informações sobre ele aqui, 60% dos brasileiros não consomem todo o plano de telefonia contratado, ou seja, contratam um plano com pacotes de dados de internet maiores do que o que precisam, por exemplo, e, por isso, acabam gastando bem mais.

A análise foi feita com base em 96 planos, incluindo pré-pagos, pós-pago e controle das principais operadoras nacionais para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo.


A Proteste dividiu os planos, de acordo com o perfil dos consumidores. As categorias são as seguintes:

Pouco Conectado: usa o celular para realizar ligações convencionais, usa pouco a internet móvel e aplicativos de mensagens;

Conectado: o serviço que mais usa é justamente o pacote de dados, prefere falar pelos aplicativos de mensagens e só usa os minutos de ligação se precisar para conversas mais longas;

Muito Conectado: não vive sem internet, usa aplicativos de mensagens para se comunicar, é heavy user de redes sociais e, se puder, não usa o celular para fazer ligações;

Super Conectado: também está na web o tempo todo e não se importa em gastar com conta de celular desde que o pacote de dados permita, inclusive, usar a conexão do celular como banda larga móvel. Este perfil é identificado somente na modalidade de plano pós-pago.
Confira abaixo as tabelas que o Minha Operadora produziu, com base nos dados revelados pela Proteste.
Com base nos números, a Proteste diz que o pré-pago no Rio de Janeiro e São Paulo estão praticamente equiparados, pois não foram encontradas diferenças expressivas de tarifas.

VIU ISSO?


Vários pacotes oferecem um benefício além da quantidade de dados e de minutos de voz, como, por exemplo, o pacote mais em conta para o perfil Pouco Conectado, da Oi, inclui 100 minutos para qualquer operadora e uso do WhatsApp ilimitado.

“Por isso, é muito importante analisar os serviços inclusos em cada pacote antes da decisão final: pode valer a pena contratar um pacote com menos dados, mas que ofereça acesso a sites e aplicativos gratuitamente por todo o mês. Além disso, dependendo das necessidades do cliente, o pré-pago pode compensar se o mesmo valor fixo mensal for mais bem utilizado em forma de créditos”, acrescenta a Proteste.

14 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários