28/03/2024

Parte dos clientes Claro já está testando o VoLTE

Os testes estão sendo conduzidos para clientes pós-pago em dois estados.


A operadora Claro iniciou os testes do serviço VoLTE para parte dos clientes pós-pago em São Paulo e Rio de Janeiro. No Brasil a principal operadora quando o assunto é VoLTE é a TIM, mais de 2,5 mil cidades em que a operadora oferece cobertura utilizam a tecnologia. 


O VoLTE é uma tecnologia que utiliza a infraestrutura da rede 4G para os serviços de voz, o que garante, por exemplo, chamadas com uma melhor definição. A tecnologia chegou ao Brasil em 2017.


Antes dela estar ativa, mesmo numa era já 4G, sempre que o cliente de telefonia móvel realizava uma chamada, ela caía para a rede 3G.

Esse é um dos avanços que o 4G vem apresentando nos últimos anos no Brasil. Esse panorama mais positivo para a tecnologia tem relação direta com a faixa de 700 MHz, que começou a ganhar forma a partir de 2014 com o leilão das faixas, promovido pela Anatel. Dentre as grandes operadoras, a Oi foi a única que não participou na época do leilão.

VIU ISSO?


“A Claro frequentemente adiciona novas tecnologias e funcionalidades em sua rede. A operadora está realizando testes com o VoLTE (Voice over LTE) e, em algumas regiões do país, a tecnologia já pode estar disponível, desde que o smartphone suporte. Assim que tivermos a funcionalidade disponível em toda a rede e em caráter definitivo, informaremos aos nossos clientes”, diz a companhia em nota.

Outra clara vantagem do VoLTE é a redução no tempo para o estabelecimento da chamada. Enquanto em redes fora do escopo da tecnologia a ligação leva de 8 a 10 segundos para ser estabelecida com o VoLTE é reduzido para 2 segundos.

Além da cobertura da operadora o smartphone também precisa ser compatível com a tecnologia. No caso do teste realizado pela Claro usuários do iPhone com a versão 12.2 do iOS, nos locais onde o teste está sendo realizado, já podem usufruir do VoLTE.

17 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
17 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários