Oi promete até 1 Giga de velocidade para vender planos por telefone

Operadora investe pesado na divulgação de planos com 50 GB de internet por R$ 99, mas peca em atitudes que enganam, confundem e até assustam o consumidor.

Você já deve saber que a Oi está oferecendo o plano Oi Mais Controle com uma opção de 50 GB de dados ao custo de R$ 99 por mês debitado no cartão de crédito, podendo acessar Netflix, YouTube, Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp sem descontar da franquia. Desde o início do mês que a divulgação está sendo realizada pela empresa massivamente, com direito até a hashtag patrocinada nos Assuntos Mais Comentados do Twitter.



Para a Semana do Consumidor (de 11 a 17 de março), o pós-pago da Oi também ganhou praticamente a mesma oferta, só que com pagamento em fatura, com a possibilidade de adicionar dependentes e acesso aos parceiros de vídeo da operadora. Mas com uma condição: 12 meses de fidelidade, diferente do controle, que não prende o cliente.



O Minha Operadora fez um teste para saber como está sendo a abordagem da empresa aos consumidores para vender o plano, e nos deparamos com uma atendente despreparada, script cheio de falsas promessas e a obrigatoriedade de o usuário contratar o plano com fidelidade. O consumidor pode até sentir vontade de comprar a oferta propagada, mas logo bate aquela vontade de desistir ao ver um verdadeiro furdunço combinado com a imposição de dificuldades surreais para simplesmente escolher o plano que deseja. Dificuldade essa imposta por funcionários preocupados apenas em vender e gerar leads (dane-se a dificuldade que o consumidor vai passar depois).

Ao acessar o site da empresa, optamos por contratar a oferta do Oi Controle com 50GB por 99 reais, e para isso clicamos na aba “Selecione” para obter informações de como contratar a oferta. Em seguida aparece na tela uma pergunta que questiona se o usuário já possui um chip pré-pago da Oi. Ao informar que ainda não é cliente, o consumidor pode optar por seguir com a compra do plano por chat on-line ou receber a ligação de um consultor de vendas. Escolhemos receber a ligação e dentro de poucos minutos recebemos o contato.

A vendedora, de início aparentemente bem treinada, logo dá um susto: solicita de cara o CPF completo e o CEP do interessado, antes mesmo de apresentar os planos disponíveis e conversar sobre o que o consumidor teria direito. De início relutamos em passar o CPF completo, questionando se nenhum plano seria contratado sem aviso prévio, e a atendente negou a possibilidade, justificando que “é necessário informar o documento para descobrir quais planos estão disponíveis para o senhor”.



Acabamos informando o número do documento para que a ligação pudesse continuar. Poucos segundos depois a Serasa Experian emite um alerta por e-mail e SMS: “a empresa Oi acaba de consultar o seu CPF”. Isso é um baque para quem preza por um Score alto perante as instituições financeiras, visto que a consulta ao Cadastro de Pessoas Físicas do Serasa indica a probabilidade de o consumidor fazer mais uma dívida e a pontuação do usuário no mercado é afetada, mesmo que pouco significativamente.

Notícia boa: o CPF foi analisado e o nosso redator poderia continuar com a aquisição do plano com 50GB de internet. Mas espere um pouco, a aquisição precisa ser da opção pós-paga, e não controle. A confusão se instala. Afinal, qual a dificuldade de concluir a aquisição do Oi Mais Controle?



Informamos para a atendente que gostaríamos de um plano que pudéssemos testar por algumas semanas, visto que não sabemos como anda a cobertura 4G da Oi na região e qual a velocidade da internet que a operadora entrega, e um plano com fidelidade impossibilita um possível cancelamento por descontentamento antes de um ano.

“A Oi agora tem o próprio satélite dela. Diferente das outras operadoras, que dividem o satélite para si, a Oi agora tá trabalhando com um satélite próprio, onde a área de cobertura dela é muito maior e não fica caindo o sinal como outras operadoras. Então em relação a cobertura e a tecnologia o senhor pode ficar despreocupado com isso”, garantiu a consultora de vendas da empresa.



Não sabemos de que satélite ela estava se referindo, mas testes recentes das empresas Open Signal e Speedtest mostram que a velocidade da internet da Oi é a menor entre as quatro principais operadoras de internet móvel 4G do Brasil. A cobertura da Oi também é a pior entre as demais grandes concorrentes, com apenas 902 municípios cobertos em fevereiro de 2019, contra 2.258 cidades com sinal da Claro, 3.112 com rede da Vivo e 3.282 com internet LTE da TIM.

Voltando para a ligação… A vendedora já garantiu que qualidade não é problema para a Oi, visto que com base no CEP que informamos no início da ligação, referente a cidade de Paulista, região metropolitana de Recife, ela viu no sistema que a cobertura de internet móvel da operadora é ótima e entrega velocidade de – acredite – “até 1 Gigabyte por minuto”.

Essa é mais uma inverdade dita com o intuito de fazer o consumidor achar que está contratando a melhor banda larga do mundo. A velocidade de uma internet é calculada em Megabytes por segundo, e nenhuma empresa de telefonia móvel comercial brasileira oferece essa velocidade prometida. Aliás, a própria tecnologia 4G não suporta a transferência de tamanha velocidade e para isso já está sendo lançado o 5G.


VIU ISSO?



Sobre a obrigação de manter uma fidelidade com a empresa, ao invés de optar pelo Controle e ficar livre de amarras, uma outra informação frustrante passada pela funcionária é que a Oi não pode garantir que o plano de 50 GB do controle vai permanecer por 99 reais por muito tempo. Segundo ela, o benefício de escolher o pós-pago e ser fidelizado é a garantia de que o preço não vai mudar durante o ano inteiro. (Ué? Se o preço aumentar no controle, é só o consumidor cancelar. É para isso que queremos plano sem fidelidade!).

Depois de muita insistência para contratar o Oi Mais Top (um plano pós-pago com fidelização), explicações sem pé nem cabeça – mas que podem enganar consumidores leigos – e promessas impossíveis de ser cumpridas, chegamos a um acordo: “Vamos fechar o controle hoje?”, perguntou a atendente. “Vamos sim!”, respondemos, aliviados e esperançosos de assim poder entrar para a base de clientes da Oi. A ligação caiu.



A atendente da Oi preferiu não concluir a aquisição do plano controle (que possui o mesmo custo mensal do pós-pago que ela quis empurrar goela abaixo) e seguir para a próxima ligação, na tentativa de convencer um outro interessado no controle.


A empresa acabou perdendo mais um cliente em potencial graças a ganância e a burocracia já experimentada por clientes que vão nas lojas tentar fazer a portabilidade para um plano pré-pago e são constrangidos a fazer um plano pós. Bons tempos em que a Oi pregava a liberdade de o consumidor escolher a operadora e o plano que quisesse, lembra?


[ATUALIZAÇÃO – 18/03/2019 16H21]:


A operadora Oi emitiu um posicionamento sobre o conteúdo desta matéria, publicada pelo site Minha Operadora. Leia na íntegra:


“A Oi informa que oferece planos com 50 GB de internet para usar como quiser, Netflix, YouTube, Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram sem descontar da franquia e minutos de voz ilimitados para todo Brasil, por R$ 99,90 por mês, nas modalidades controle e pós-paga. A operadora esclarece que está tratando as questões mencionadas pelo veículo, já que essa situação pontual não condiz com as práticas da operadora. A Oi acrescenta também que mantém programas de treinamentos constantes de suas operações com vistas à melhoria da experiência dos clientes.”

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

35 Comentários

  1. Estou no pós 50gb e estou satisfeito!!!

  2. Não é só a Oi, se ouve promessas absurdas de qualquer empresa prestadora de serviços. Infelizmente nada muda.

  3. Essa tal fidelidade deveria ser proibida nao acho certo as operadoras de celular de telefone fixo tv a cabo internet e outras fazer isso ninguém e obrigado a ficar com um plano mensal por um ano eai e a pessoa se individar falta emprego como vai pagar uma conta por um ano e demais isso so sei que plano com fidelidade eu nao quero seria bom se tivesse uma lei pra acabar com isso ai de fidelidade obrigar a pessoa a ficar um ano com um plano de conta

  4. Por isso que contratei o meu no próprio app da minha Oi. Engana-se quem acha que isso é somente coisa da Oi, todas agem assim, fazem de tudo para vender porque precisam ter coro mínimo das atendentes. Aqui foi tranquilo e rápido, coloquei em pré-pago, assim não tendo possibilidade de ser roubado a mais.

  5. Oi e Claro são 2 empresas nem um pouco sérias q não prezam pelo pós venda do cliente.
    A Tim era assim tb, mas melhorou um pouco o pós venda e atendimento, apesar de a rede continuar a ser ruim (cobertura 4G não quer dizer nada se a latência é ruim).
    A Vivo é a mais cara, mas me parece a que oferece o melhor serviço, incluso no pós venda.

    • Vc mora em qual planeta?…a Vivo é a ouvir em tudo!!! E muitas vezes rouba clientes!

    • imhotep14 de março de 2019 09:47
      Simplesmente é a única que funciona sem maiores problemas.
      O planeta se chama Sao Paulo, by the way..
      É cara? Sim, bastante! Mas qualidade tem preço. Eu não tenho tempo pra perder com operadora fundo de quintal como a Oi.

      Excluir

  6. Todas são Bandidas e agem sim de má fé..pois não temos a quem recorrer! Anatel? Kkkk…lixo! Piada!

  7. A Oi precisa respeitar o cliente ,nao aumenta a sua capacidade no serviço de 3G e 4G ,o sinal é fraco e funciona mal ,fica anunciado nas mídias que vai contratar um presidente inteligente , não precisa contratar nenhum presidente fodão , só basta ouvir o cliente e melhorar o serviços aumentar a cobertura etc.

    • VC é cliente da oi? Eu mesmo me enganei com essa lenda que a cobertura é ruim, peguei esse plano de 50gb após saber que onde eu moro a cobertura é 4g, já tom ele ele 3 meses, eu pensava que onde eu moro era só 3g.

  8. Cara vc pulou uma fogueira de costa kkkkkk

  9. E por isso que prefiro planos pre pagos.com ele nao tenho compromisso mensal ate porque os planos pre pagos atendem as minhas nececidades principalmente o pre da oi que na minha regiao faço recarga de 25 e tenho 4GB LIGACOES ILIMITADAS 750 SMS O MES TODO

    • Apenas corrigindo…

      Você NÃO TEM 4GB porque a latência (se houver sinal) não vai permitir chegar a isso.

      As “ligações ilimitadas” sempre caem após alguns poucos minutos.

      Quem precisa de 750 SMSs na era WhatsApp?

      Então… o que temos?

  10. Eu tenho esse plano pós 50,é ótimo pena que em muitos locais o 4g não é bom,acho que logo veremos planos desse tipo em outras operadoras

  11. Já passei por quase todas operadoras e posso te dizer que a Oi foi a única que fez valer o dinheiro gasto.

  12. 1Gb por minuto equivale a 17Mb por segundo. Perfeitamente normal para um rede 4G. Falhou aí neh?

    • Não existe velocidade de 1giga no 4G. Muito menos esse cálculo que vc fez.

    • 1giga POR MINUTO da uma média de 16mb POR SEGUNDO!
      FAZ TODO SENTIDO
      NO 4G já cheguei em 50mb de velocidade, por minuto seria beeem mais que um giga!
      Esse texto apesar de bem escrito, não teve uma metodologia adequeda. Isso se dá pela preguiça de investigar melhor ou pela apelação ao senso comum de que operadoras de telefonia são ruins!
      PS. Concordo que todas empresas de telefonia estão longe de ser perfeitas, trabalhei para a Tim e hj trabalho para a Oi e vejo isso bem de perto.

    • Cara vc está passando vergonha com um comentário desse.
      Não existe esse método de 1GB por minuto ÷ 60 seg = 16mb por segundo.
      Todos os planos são vendidos com unidade por segundo, ou seja, é impossível o 4G chegar a 1GB por segundo.
      E antes de sair criticando o trabalho dos outros, procurar estudar e se informar melhor.

  13. Na moral se a Oi me oferecesse esse plano de 50G de graça por um ano eu não queria. Cobertura péssima e o sinal mesmo ruim só presta nas capitais. E olhe lá.

  14. Tenho esse plano e posso garantir que é ótimo, investi bem meu dinheiro nesse plano, gastei muito dinheiro com planos de miséria que cobram uma fortuna por 4gb,6gb e 10gb sem direito à YouTube e Netflix sem descontar da franquia.

  15. Cobertura por satélite hahahaha, atendentes querendo enganar o pobre do cliente leigo, ja me ofereceram 15 mega por 130 reais e a atendente disse que era fibra… conexao adsl com cabo metalico de mais de 20 anos de idade.. mas é fibra kkk

  16. Tenho dois contratos com esse plano 50GB da Oi e todos os meses tenho que ligar pra lá para contestar faturas. Uma linha é alegando contratação de serviços que eu não uso, só pra aumentar mais a fatura e a outra é alegando ligações usando o 41 da Tim, sendo que eu já alterei todas os meus contatos para o 31. Eles são muito malacas e eu vou ter que acionar o DECON.

  17. a Verdade é que a Anatel e um Lixo, assim como tudo em nosso País.

  18. Contratei um Combo da OI TOTAL FIBRA há dois meses,fizeram o cabeamento e até hoje ada do que foi contratado está liberado para mim. Após mil reclamações e protocolos infinitos enviei uma reclamação junto à OUVIDORIA da operadora que também não me retornou. Resumindo, está operadora não respeita o cliente e não tem capacidade e nem responsabilidade para atuar no mercado .Não recomendo, aliás,recomendo que seja criado um grupo de clientes insatisfeitos e lesados para ,em conjunto, conseguir fazer com que se cumpra nossos direitos junto à operadora OI.

  19. Eu a 2 anos, fiz um plano pos da OI, nesses mesmos moldes, não consegui usar internet e não recebia ligações, contestei e nunca foi resilvido, tem uma multa de 600 pila pra pagar, estou com o nome sujo, mas OI nunca mais

  20. Essa oi é uma comédia!

  21. Tenho Claro 4.5g o mais rápido do Brasil o máximo que consegui de velocidade é 178 mpbs ,1gb oi 4g é delirio!

  22. Minha Operadora a Oi não se manifestou sobre o caso? não vi nenhuma nota de tela na matéria…

    • Olá, Jose! A operadora entrou em contato com o Minha Operadora e pediu algumas informações do contato que recebemos para uma investigação interna por parte da empresa. No entanto, até o momento a Oi preferiu não se manifestar.

  23. A Oi na minha região em Magé-Rj é péssima só tem 3G super lento. Só serve para ligações. A Vivo tb é super lenta . Vai muito da região

  24. Vivo e Claro São melhores em cobertura e entrega do serviço.
    Já me iludi com a Oi… Este é o tipo de venda que o mais barato sai caro.
    Porque os planos da Oi são mais baratos? É tentador é… Mas prefiro pagar mais caro, pra ter uma qualidade melhor.

  25. Parece que teve muitos robôs da Oi comentando por aqui.
    É simplesmente impossível alguém em sã consciência dizer que está satisfeito com os serviços prestados pela operadora Oi.
    Ela não é a única a prestar péssimos serviços neste Brazil da Anatel (piada), mas é, talvez, a que presta os piores serviços.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*