28/03/2024

Internet 5G é testada em Búzios pela Oi em parceria com a Huawei

Contêineres instalados na região promovem experiências com o 5G aos visitantes.

A operadora Oi em parceria com a chinesa Huawei está demonstrando a quinta geração móvel, o 5G, em Búzios, na região dos Lagos no Rio de Janeiro.




Foram montados três contêineres para a promoção da tecnologia, uma estação rádio base (ERB) 5G em uma praça de Búzios, utilizando 100 MHz da faixa de 3,5 GHz. Nesta praça, a “Praça da Ferradura”, foi instalada uma torre 5G.


A estrutura ficará em Búzios até o final de março. Com ela os moradores poderão ver como funciona uma chamada holográfica em 5G. Também é passado ao visitante como a latência pode influenciar na experiência, e a experiência de assistir conteúdo da Netflix em 4K e desfrutar de games tendo o 5G como conexão.
Júlio Sgarbi, diretor de consultoria da Huawei, declarou que teste com a Oi em Búzios mostra que a faixa de 3,5GHz está pronta para ter aplicações de 5G. “A infraestrutura 4,5G está pronta para ser atualizada para o 5G. Há ainda a instalação de antenas e a evolução do backhaul, mas é uma implementação que pode levar de três a seis meses”,comentou o executivo em relação sobre o prazo de implementação de uma operação comercial 5G.
VIU ISSO?


“Búzios foi escolhida para essa degustação porque é uma vitrine para turistas brasileiros e estrangeiros, além de beneficiar a população local”, afirmou Laone Poletto, diretor de Planejamento de Core e Transmissão da OI. “Estamos demonstrando como será a tecnologia 5G, que ainda não está disponível no Brasil, e como a fibra ótica vai funcionar para assegurar o acesso à 5G, como já acontece com o 4.5G”

13 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
13 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários