28/03/2024

Nextel expande cobertura 4G para todo o território nacional

Acordo de roaming permitirá que Nextel consiga expandir seu serviço 4G para milhares de municípios.


A Nextel confirmou que o acordo de roaming de dados, firmado  com a Vivo em 2014, foi expandido. Além do 3G a tecnologia 4G também entrará nesse escopo, permitindo que a companhia possa oferecer esse serviço em locais em que sua estrutura própria não possa.


O acordo foi confirmado pelo CEO da Nextel, Roberto Rittes, ao site Teletime. O executivo explicou que o acordo já englobava a tecnologia 4G, além do 3G, porém falta pôr em prática algumas questões relacionadas a implementação.


A aplicação do 4G via roaming, mediante a esse acordo, já estava ativa em alguns locais de São Paulo, com a expansão chegará ao resto do país ainda esta semana. Só para efeito comparativo, a Nextel oferece 4G por sua própria rede em apenas em 40 cidades. A Vivo oferece em 3.112 municípios, atrás apenas da TIM, com 3.282 municípios.

VIU ISSO?


 “Onde temos 1,8 GHz [como as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro] esse é um processo normal: usamos ele para 4G e o 2,1 GHz para 3G. Como o equipamento é novo, entrou em operação em 2013/2014, a parte de upgrade é muito simples. Mas no interior de São Paulo e litoral, onde a gente não tem 1,8 GHz, o upgrade está ocorrendo via refarming, dividido metade para 3G e metade para o 4G. Realizamos investimento grande no final do ano passado em 350 sites em que fizemos o 4G”, explicou o CEO da Nextel.

19 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
19 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários