28/03/2024

Netflix elege internet fixa da Oi como a mais rápida do Brasil

Banda Larga da Oi desbancou TIM Live e NET, concorrentes que disputavam a liderança do ranking de velocidade da Netflix nos meses anteriores.

 

Depois de passar cinco anos oscilando entre a última e a penúltima colocação no “Netflix ISP Speed Index“, ranking mensal de velocidade da Netflix, a Oi finalmente ganhou força e apareceu no topo do relatório divulgado pela empresa de streaming referente ao mês de fevereiro de 2019.
Isso aconteceu graças ao serviço Oi Fibra, que utiliza fibra ótica até a casa do cliente (FTTH) para entregar um desempenho muito superior ao que é prestado via cabo comum (DSL). Os servidores da Netflix se comunicaram com os clientes que possuem internet de fibra da Oi a uma velocidade média de 3.89 Mbps. Foi a primeira vez que dados coletados do Oi Fibra apareceram no relatório da Netflix.
A internet de fibra ótica da Algar Telecom também se saiu muito bem na análise e apareceu na vice-liderança, com 3.56 Mbps. Em janeiro, a Algar Fibra havia registrado 3.41 Mbps, o que mostra que em fevereiro a internet FTTH da empresa ainda conseguiu aumentar a velocidade em 14,07%.


As antigas líderes do ranking da Netflix – TIM Live e NET Vírtua -, perderam o lugar de destaque que disputavam, mas isso não quer dizer que elas estão fora do jogo. A velocidade da internet fixa da TIM apresentou uma ligeira alta de 0,59% em fevereiro, registrando 3.37 Mbps de média e levando a medalha de bronze. A NET, por sua vez, fechou o mês passado encostada na TIM, com 3.36 Mbps e um aumento considerável de velocidade equivalente a 4,02% de um mês para o outro. Ela foi a quarta mais veloz.
 
VIU ISSO?
 
O produto Vivo Fibra (que herdou a infraestrutura de fibra ótica da GVT para operar fora do estado de São Paulo), aparece na lista somente na quinta colocação com 3.25 Mbps de velocidade e alta de 4,83% em relação ao mês anterior.
 
O serviço de internet fixa da Algar Telecom prestado via cabo (DSL) vem na sequência com 2.76 Mbps e avanço de 4,94%.
 
Gráfico mostra a variação de velocidade das operadoras de internet fixa que são analisadas pela Netflix desde janeiro de 2014.
 
A Vivo Internet, que é prestada somente no estado de São Paulo e utiliza tecnologia de cabo/DSL, registrou 2.66 Mbps e aumento de 5,5% na rapidez.
 
O ranking fecha com a velocidade média do Oi Velox, que atingiu 2.47 Mbps em fevereiro e subiu 4,21% no mês. O Oi Velox é representado pelos acessos à internet de clientes Oi que ainda utilizam a infraestrutura de Cabo/DSL da companhia e que por isso ainda navegam em velocidades muito mais baixas na comparação com o resto do mercado.

19 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
19 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários