Intel e Qualcomm estão trabalhando em módulos 5G para computadores

A previsão é que os primeiros dispositivos com esses módulos cheguem ao mercado em 2020.


Durante o MWC, Intel e a Qualcomm mostraram seus primeiros modems 5G voltados para desktops e notebooks. A conexão com o dispositivo é feita através do slot M.2, que também costuma ser utilizado para a instalação de unidades de armazenamento de estado sólido (SSD).  


No caso da Intel este modem chegará ao mercado através do seu parceiro Fibocom e ao módulo M.2 FG100 , baseado no modem Intel XMM8160 5G.

De acordo com imagens divulgadas pelo site pelos Anandtech , é possível ver que o FG100 vem com o conector M.2 clássico, mas com um formato ligeiramente mais amplo que os módulos comuns de 30mm. O modem suporta as redes SA e NSA, dando conta tanto das bandas de espectro mmWave e sub-6GHz.



Com a Qualcomm são dois parceiros: Quectel e Telit; no caso da Quectel, é um modem BGA, enquanto a Telit mostrou dois módulos diferentes, 5G, FM980 e FM980m , ambos com o mesmo formato M.2 , mas com tamanhos ligeiramente diferentes.

Estes modems 5G são baseados na plataforma Snapdragon X55, o mesmo que a Qualcomm oferece para os fabricantes de smartphones que queiram contar com conexão 5G em seus modelos. Ainda não há previsão de lançamento no mercado.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

1 Comentário

  1. Será a banda larga fixa do futuro…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*