28/03/2024

Fusão da Claro com a Nextel: qual o impacto para o consumidor?

Entenda aqui o que representa para os clientes a fusão do Grupo Claro com a Nextel Brasil.

Essa semana tivemos o anúncio de uma fusão até então inesperada por muitos: a Claro comprou as operações da Nextel Brasil, que era controlada pela  NII Holding e a AI Brazil Holdings.

A empresa do magnata mexicano Carlos Slim desembolsou US$ 905 milhões – cerca de US$ 3,5 bilhões para fechar o acordo.


A transação ainda passará pela avaliação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas analistas acreditam que não haverá grandes empecilhos, já que a participação da Nextel Brasil é de apenas 1,34%.

Com o reforço da Nextel Brasil, a Claro passa ser responsável por 26% do mercado nacional de telefonia móvel, além de ter ainda mais força para reforçar sua base pós-paga, “capturando” clientes no Rio de Janeiro e São Paulo, dois estados chave.


Mas qual o impacto da transação para o consumidor final? Aquele que usufrui diretamente do que a Claro oferece, e do que a Nextel, vinha ofertando de forma independente, até então.

Em primeiro lugar: não há motivo para alardes. Provavelmente os planos continuarão da mesma forma como foram contratados pelo consumidor. A negociação não deve representar mudanças significativas para o que foi acordado previamente. Evidentemente que como consumidor é sempre importante estar em alerta, isto é, vale a pena comparar o que foi ofertado inicialmente com o que está sendo oferecido.
VIU ISSO?

Caso note alguma alteração você poderá abrir uma denúncia formal junto à Anatel e o Procon de sua região, ou até mesmo, numa ação mais branda, apenas esclarecer diretamente com a operadora.

Essa troca de comando acontecerá de forma gradual, é bem provável que demore um bom tempo para que você comece a sentir que a Nextel está diferente, sob uma nova direção, em termos de ofertas e aplicações práticas. Neste primeiro momento a transação está acontecendo nos bastidores.

Uma mudança prática de quando a migração acontecer pra valer é em relação ao sinal, já que com o tempo a Nextel poderá usufruir da infraestrutura da Claro. O curioso é que o anúncio da fusão com chega pouco dias após a Nextel anunciar a ampliação do acordo de roaming de dados que a companhia tem com a Vivo desde 2014.


Com a expansão desse acordo a Nextel será ainda mais forte em cobertura 4G, que estava ativa apenas alguns locais de São Paulo. E agora, com a Claro no background, o que não irá faltar para os clientes Nextel é cobertura!

35 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
35 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários