Claro é multada em R$ 400 mil pelo Procon-MG

Irregularidade no SAC foi o motivo da multa.


A Claro foi condenada pelo Procon-MG. A operadora terá que pagar R$ 427.787,34 por irregularidades no seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

O Procon diz que a companhia descumpriu termos do Decreto nº 6523/2008, que regulamenta o serviço. A Claro não cumpre o prazo de 60 segundos para estabelecer o contato entre o consumidor e o atendente. Além de solicitar dados pessoais, como CPF, CNPJ, o que é proibido por lei.

Como se não fosse suficiente, também foi constatada que a operadora se recusa a entregar, quando solicitada pelo consumidor ou pelo órgão fiscalizador, a gravação das chamadas efetuadas pelo SAC, além de não garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente para reclamação e cancelamento de contratos e serviços.

VIU ISSO?


A Claro também não oferece a opção de rescisão de contrato de forma automatizada e sem intervenção do atendente.

Para Glauber Tatagiba, promotor de Justiça de defesa do consumidor de Belo Horizonte, ao cometer essas práticas infrativas, a Claro desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, pois dificulta o acesso daqueles que têm contrato com a empresa, impedindo a efetivação de direitos básicos, como o cancelamento de contrato e acesso direto ao atendente.
Segundo o Procon, a Claro se recusou a firmar termo de ajustamento de conduta durante o processo administrativo. A operadora ainda não se manifestou sobre o assunto.



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12 Comentários

  1. Nem me falem.Em fevereiro liguei pra claro pra cancelar minha TV a cabo pq eu estava descontente com a programações de filmes.No momento do cancelamento me disseram q no meu contrato de mais de 8 anos eu tenho um desconto de 50% de desconto permanente .achei tentador. Especulei os valores e foi oferecido por 74,45 por canais HD.Eu perguntei se esse valor era para todos os canais e me foi confirmada q sim mas q pra eu não perder esse desconto eu tinha q estar renovando a cada 3 meses.liguei pra ver se ja podia renovar e me disseram q eu podia mas q o valor não seria mais o msm ai começou minha briga.foi gerado boletos com valores absurdos pedi a gravação e ate agora nada.Cada atendente fala uma coisa ontem liguei de novo e pela 5 vez me pediram um prazo de 10 dias .To travada numa briga q ta tirando o meu sossego

  2. Uma vez liguei para a claro para reclamar da minha internet qui teria consumido sem uso e o atendente devolveu a internet, mais renovou o contrato sem minha permissão!

  3. Não querendo defender. Mas depende muito dos call centers que as operadoras contratam. Buscando custo menores às vezes as operadoras contratam call centers fundo de quintal.

  4. Falta de conhecimento do promotor Glauber Tatagiba, pelo site é possível cancelar qualquer serviço sem precisar falar com nenhum atendente. E está em local bem fácil de acessar.

  5. Fiz duas portabilidade de um plano que tinha na Oi para a claro, mas ficou uma terceira linha que a Oi não liberou, hoje mesmo comprando outro chip d claro não consigo fazer um plano controle, apesar de ter feito na s portabilidades, alegam que estou pagando um parcelamento, (em dia) um plano de internet que eu tinha. Como fizeram nos outros dois?

  6. Claro não respeita os clientes pouca vergonha

  7. Quando eu pedi a instalação da claro TV em casa, era pra ser no CPF de minha mãe Mas não foi o que aconteceu eles pegar o um CPF de uma pessoa que tem o mesmo nome da minha mãe e cadastraram lá só fui ver o erro quando parou de vim fatura em casa que fui com o CPF na lotérica para pagar a mensalidade. Aí nunca achava nada no CPF. Quando peguei o contrato estava errado já pedi mais de 6 vezes para fazer a correção e até agora nada já faz mais de 5 meses que tô sem sinal esperando a regularização. Só acho que e muita falta de respeito com os cliente deles

  8. Nem me fale, to passando uma raiva sem tamanho com a Claro, não devo nada, eles cortam meu sinal,ligam o dia inteiro pra mim e minha esposa cobrando ate um tal de Claro fone que nao possuo,vou atrás dos meus direitos pq perdi a paz.

  9. Talvez assim aprenda a respeitar o consumidor/cliente que investe seu suado dinheiro e deseja receber pelo menos o mínimo de educação e cordialidade

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