Claro é multada em R$ 400 mil pelo Procon-MG

Irregularidade no SAC foi o motivo da multa.


A Claro foi condenada pelo Procon-MG. A operadora terá que pagar R$ 427.787,34 por irregularidades no seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

O Procon diz que a companhia descumpriu termos do Decreto nº 6523/2008, que regulamenta o serviço. A Claro não cumpre o prazo de 60 segundos para estabelecer o contato entre o consumidor e o atendente. Além de solicitar dados pessoais, como CPF, CNPJ, o que é proibido por lei.

Como se não fosse suficiente, também foi constatada que a operadora se recusa a entregar, quando solicitada pelo consumidor ou pelo órgão fiscalizador, a gravação das chamadas efetuadas pelo SAC, além de não garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente para reclamação e cancelamento de contratos e serviços.


VIU ISSO?


A Claro também não oferece a opção de rescisão de contrato de forma automatizada e sem intervenção do atendente.

Para Glauber Tatagiba, promotor de Justiça de defesa do consumidor de Belo Horizonte, ao cometer essas práticas infrativas, a Claro desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, pois dificulta o acesso daqueles que têm contrato com a empresa, impedindo a efetivação de direitos básicos, como o cancelamento de contrato e acesso direto ao atendente.
Segundo o Procon, a Claro se recusou a firmar termo de ajustamento de conduta durante o processo administrativo. A operadora ainda não se manifestou sobre o assunto.

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LEAO DE JUDHAUnknownJonathas Sales Produções DigitaisEverson GarciaAranha Autores recentes de comentários
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Rodolfo Cristiano
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Talvez assim aprenda a respeitar o consumidor/cliente que investe seu suado dinheiro e deseja receber pelo menos o mínimo de educação e cordialidade

Unknown
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A ANATEL NÃO AJUDA EM NADA

LEAO DE JUDHA
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verdade.

Unknown
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Nem me fale, to passando uma raiva sem tamanho com a Claro, não devo nada, eles cortam meu sinal,ligam o dia inteiro pra mim e minha esposa cobrando ate um tal de Claro fone que nao possuo,vou atrás dos meus direitos pq perdi a paz.

Unknown
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Quando eu pedi a instalação da claro TV em casa, era pra ser no CPF de minha mãe Mas não foi o que aconteceu eles pegar o um CPF de uma pessoa que tem o mesmo nome da minha mãe e cadastraram lá só fui ver o erro quando parou de vim fatura em casa que fui com o CPF na lotérica para pagar a mensalidade. Aí nunca achava nada no CPF. Quando peguei o contrato estava errado já pedi mais de 6 vezes para fazer a correção e até agora nada já faz mais de 5 meses que tô… Leia mais »

Unknown
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Claro não respeita os clientes pouca vergonha

Unknown
Visitante

Fiz duas portabilidade de um plano que tinha na Oi para a claro, mas ficou uma terceira linha que a Oi não liberou, hoje mesmo comprando outro chip d claro não consigo fazer um plano controle, apesar de ter feito na s portabilidades, alegam que estou pagando um parcelamento, (em dia) um plano de internet que eu tinha. Como fizeram nos outros dois?

Aranha
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Falta de conhecimento do promotor Glauber Tatagiba, pelo site é possível cancelar qualquer serviço sem precisar falar com nenhum atendente. E está em local bem fácil de acessar.

Jonathas Sales Produções Digitais
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Mas não funciona. Desde ontem que tento fazer e só dá erro

Everson Garcia
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Não querendo defender. Mas depende muito dos call centers que as operadoras contratam. Buscando custo menores às vezes as operadoras contratam call centers fundo de quintal.

Unknown
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Uma vez liguei para a claro para reclamar da minha internet qui teria consumido sem uso e o atendente devolveu a internet, mais renovou o contrato sem minha permissão!

Unknown
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Nem me falem.Em fevereiro liguei pra claro pra cancelar minha TV a cabo pq eu estava descontente com a programações de filmes.No momento do cancelamento me disseram q no meu contrato de mais de 8 anos eu tenho um desconto de 50% de desconto permanente .achei tentador. Especulei os valores e foi oferecido por 74,45 por canais HD.Eu perguntei se esse valor era para todos os canais e me foi confirmada q sim mas q pra eu não perder esse desconto eu tinha q estar renovando a cada 3 meses.liguei pra ver se ja podia renovar e me disseram q… Leia mais »