segunda-feira, 18 de março de 2019

Aquisição da Nextel pela Claro é um golpe e tanto na TIM

TIM era a principal interessada nos ativos da Nextel Brasil, mas quem venceu a disputa foi a América Móvil, dona da Claro.


Hoje pela manhã foi confirmado que a América Móvil, empresa mexicana responsável pelo Grupo Claro (que engloba a Claro, Embratel e NET) adquiriu as operações da Nextel no Brasil, que tinha seu comando dividido entre a NII Holding e a AI Brazil Holdings. Para a aquisição a empresa do magnata Carlos Slim terá que desembolsar US$ 905 milhões, o equivalente a R$ 3,5 bilhões.

A negociação também marca o fim da NII Holdings como operadora de serviços de rádio e telecomunicações móveis. Além do Brasil, as operações da Nextel também foram vendidas no Chile, Peru, México e Argentina.


O desfecho dessa negociação soou inesperado para muitos, já que nos últimos meses a operadora que se colocou como maior interessada nos ativos da Nextel no Brasil foi a  TIM. A Vivo também foi especulada como uma possível compradora.

A Telecom Italia, responsável pelo controle da TIM Brasil, confirmou no ano passado que faria uma oferta pela aquisição da Nextel Brasil. 

A companhia sempre se manteve com essa postura, manifestando publicamente o interesse pela aquisição que acabou não se concretizando. 


Recentemente o diretor financeiro e de relações com investidores da TIM, Adrian Calazza, declarou que estavam sendo analisadas todas as possibilidades. Entre essas possibilidades estava justamente a aquisição da Nextel, permitindo que a TIM ampliasse sua faixa de espectro e ficasse com a base de clientes desta que é a quinta maior operadora do Brasil, com 3,3 milhões de linhas móveis ativas.

A TIM também está sentindo o reflexo na bolsa, queda de 1,02%. Confira abaixo os dados do painel UOL Economia, consultado às 10h17.



 A negociação ainda terá que passar pelo crivo da Anatel e do Cade, mas, considerando que a Nextel tem uma pequena fatia de mercado - 1,34% -, o acordo deve ser aprovado com tranquilidade. A Claro, que agora passa a controlar a Nextel no Brasil, é a segunda maior operadora do país, com uma quota de mercado de 24,6% (passando agora para 26%) e uma base de 56 milhões de clientes.

Repercussão:

Muitas pessoas estão se manifestando nas redes sociais sobre a negociação. Confira abaixo algumas declarações.




Em comunicado a América Móvil declarou que "com a negociação a Claro consolidará sua posição como uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no país, fortalecendo sua base de assinantes e cobertura nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os principais mercados brasileiros".

Daniel Freiman, Diretor Financeiro da NII Holdings, que detinha 70% da Nextel no Brasil, declarou que o anúncio dessa transação marca o ápice de um processo plurianual na busca de um caminho estratégico para a Nextel Brasil, e nos dá a melhor oportunidade para monetizar os ativos operacionais remanescentes da NII.


36 comentários:

  1. Quero só ver no que vai dar.
    Fiz portabilidade para a claro, estou gostando muito, pega em todos os lugares que ando.
    Vamos ver se agora vai melhorar mais.

    Ou piorar kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Minha risada pra tim: 😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  3. A Tim eh igual um adolescente tímido. Ficou namorando no pensamento a Nextel e a claro foi objetiva e conquistou. Agora perdeu!!!

    ResponderExcluir
  4. A Claro não muda tanto em número de clientes mas se consolida na segunda posição nesse critério pois estava tecnicamente empatada com TIM. Mas ela ganhou espectro da Nextel o que teoricamente a faz ampliar a capacidade de sua rede. Resta saber se essa aquisição extrapolou o limite de largura de banda que a Anatel impõe às operadoras.

    ResponderExcluir
  5. Excelente notícia sou cliente da claro porém confesso que na Praia Grande Sp a claro não tem uma boa cobertura exemplo Vila Tupi, com a essa aquisição a claro deverá melhorar e muito na região pois a Nextel e melhor do que a vivo tanto que quando vou para meu apto no litoral uso minha linha Nextel como beckup, só espero que a claro não meixer nos planos da Nextel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção, a Claro não venha mexer nos planos da Nextel

      Excluir
    2. Mas é óbvio que ela vai mexer.

      Excluir
    3. Posso dizer que a nextel já não está a mesma coisa,já estou sentido muita diferença na qualidade do sinal onde moro em Jacarepaguá, e por último na viagem que fiz a MG no carnaval e já não funcionou como em outros meses atrás,que por sinal funcionava melhor em MG do que aqui n
      No RJ

      Excluir
  6. Aqui no fim do mundo não muda nada faz 3 anos que a tim e vivo tem 4g e a claro mal e porcamente um 3g de curto alcance. Velho oeste Catarinense.

    ResponderExcluir
  7. Tudo neste país de terceiro mundo é monopólio .

    ResponderExcluir
  8. Tudo neste país de terceiro mundo é monopólio.

    ResponderExcluir
  9. Legal, mas enquanto meu TIM Beta estiver funcionando não exite possibilidade nenhuma de eu mudar pra outra

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Rio a Claro quase não pega a Nextel, onde era cliente, já que vou ter de deixar de ser era excelente pois usava as antenas da Vivo....Acho que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com a GVT a Vivo comprou e destruiu a melhor operadora de internet daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo em um ponto, a Live Tim é a melhor operadora de internet do rio!

      Excluir
    2. Verdade,a claro não é boa com o sinal dela,como vc disse gostava da nextel por usar as antenas da vivo que é líder em sinal em minha opinião, agora como já sinto que a nextel a uns meses não está a mesma coisa e sabendo que agora é a claro que vai operar, terei que mudar mha operadora que sou cliente a mais de 10anos, uma pena

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, tive 10 segundos de insônia depois que li está notícia. Ufa, que bom que já passou.

    ResponderExcluir
  13. Sou cliente da Nextel a mais de 6 anos e não gosto da claro,vou fazer portabilidade para a vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se arrepender,fui cliente da vivo a muito tempo e fiz portabilidade para Claro devido a má qualidade do sinal.E olha que estou a pouca distancia da torre,viajei para Bahia a torre era próximo a casa da minha sogra não pegou o sinal.Tomei a decisão certa de ir para a Claro destaco aqui:ótimo sinal,download,upload melhor que a Vivo a compra da NEXTEL só ampliou aquilo que ela tem de melhor estou com a claro e não largo mais faça o teste aonde tem cobertura a Vivo fica para atrás.

      Excluir
  14. Claro um lixo Nextel uma bosta agora perfeito uma bosta sendo administrado por uma merda. Essa Claro não vale nada a fim vai continuar a crescer enquanto a Claro se afogar no razo.

    ResponderExcluir
  15. Aqui onde eu moro não vai mudar em nada, pois a Claro e uma porcaria e a Nextel nem existe.

    ResponderExcluir
  16. Vou migrar para Tim claro recado todo fora

    ResponderExcluir
  17. Que merda, to fudido agora vão querer me cobrar minha divida com a claro no nextel... kkkk pena, nao sou la o maior fã da claro, espero que nao mude nada na Nextel.

    ResponderExcluir
  18. O texto da matéria ficou ótimo, mas confesso quando li o título não entendi nada, atenção aí na próxima.

    ResponderExcluir
  19. O que mais me amarra nestes comentários é que ; um não gosta de tal operadora porque na cidade o sinal é fraco e julga a operadora a nível nacional pela experiência local . Recentemente li um cidadão dizer que saiu da claro pelo motivo do logótipo da claro ser " redondo e vermelho " kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. A Tim sempre fica pra trás até na hora de cabear cidades e bairros, pode perceber que à Net quê é da Claro tem cabo praticamente em todas as cidades e bairros. A Tim pensa demais e age pouco.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Sou cliente das duas , a claro na minha cidade , e onde eu vou muito , é a melhor . Com relação a Nextel, já deu ! A vivo tem seus bons e maus momentos . ( tenho um chip no iPad da vivo , caiu muito a cobertura nos últimos meses ) . Estou falando de forma local .

    ResponderExcluir
  23. Todo mundo está esquecendo que claro,tim, vivo compraram as mesmas frequência 700mhz em todo o Brasil a melhor vai ser a que tiver plano melhor

    ResponderExcluir
  24. POR ISSO A NEXTEL TÁ UMA MEERDA, AGORA TA EXPLICADO

    ResponderExcluir
  25. Quando a Claro começará a usar as torres da Nextel pra ampliar a cobertura? Onde moro o sinal da Claro é péssimo, mas a Nextel pega bem.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.