Vodafone e Telecom Italia firmam parceria em prol do 5G

Além do compartilhamento de ativos da rede 5G será criadoa uma joint-venture para administrar a infraestrutura de ambas na Itália.


A Vodafone e a Telecom Italia, dona da TIM, anunciaram que irão se unir no segmento de infraestrutura móvel. 


Com o acordo será criada uma joint-venture para administrar 22 mil torres – infraestrutura de ambas as operadoras, históricas rivais de mercado.


Essa join-venture irá juntar os ativos da Vodafone com os da Inwit, empresa de capital aberto controlada pela TIM (60%).

A colaboração não para por aí. A Vodafone Italia e o Grupo Telecom Italia pretendem iniciar uma parceria para compartilhar o componente ativo da rede 5G , avaliar o compartilhamento de dispositivos ativos da rede 4G e expandir o atual contrato de compartilhamento passivo”.

“A parceria permitirá um desenvolvimento mais rápido do 5G, em uma área geográfica mais ampla e a um custo menor”, observam as empresas que cooperam na adaptação das respectivas redes de transmissão de fibra para backhauling móvel. 


A Vodafone também tem um acordo de compartilhamento de infraestrutura 5G no Reino Unido, porém nesse caso a parceria é com a Telefónica, dona da Vivo.

As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento e concordaram em iniciar uma negociação exclusiva sobre o projeto em geral. A negociação tem relação a uma parceria em potencial para o compartilhamento da rede ativa e expandir o acordo atual para compartilhar a infraestrutura passiva. 


VIU ISSO?



Confira abaixo o posicionamento do CEO da cada operadora:

Luigi Gubitosi, CEO do Grupo Telecom Italia

“Esta parceria permitirá que nossos clientes entrem na revolução 5G mais rapidamente, permitindo que ambas as empresas façam uso mais eficiente dos recursos dedicados a este novo desafio. Estamos convencidos de que compartilhar a rede é um elemento-chave para oferecer um serviço mais amplo, melhor e mais eficaz para o benefício do país, dos clientes e de todas as partes interessadas “. 


Aldo Bisio, CEO da Vodafone Italia: 

Esta parceria nos permite criar benefícios significativos para nossos clientes e para os envolvidos, que experimentarão a melhor experiência 5G, disponibilizada com antecedência e em uma área geográfica mais ampla. O 5G representa uma revolução tecnológica com profundo impacto social, que requer investimentos, eficiência e rápida implementação. Isso nos levou a ampliar o escopo da experiência positiva da cooperação atual “.



About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

1 Comentário

  1. Já é um lixo no 4G (enganoso) que não existe imaginem no 5G kkkk A segunda pior do Brasil, só perde pra Oi.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*