28/03/2024

Vivo é reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo

Certificação 2019 World’s Most Ethical Companies homenageia as empresas que reconhecem sua função crítica para influenciar e impulsionar mudanças positivas.


A Vivo (Telefônica Brasil), acaba de ser reconhecida pelo Instituto Ethisphere, líder global na definição e avanço dos padrões de práticas empresariais éticas, como uma das 2019 World’s Most Ethical Companies®. O Instituto utiliza métricas próprias para avaliar o desempenho das organizações e analisa as empresas em relação à ética, governança, risco, liderança, cidadania, reputação, compliance, além de outros fatores.

Com o anúncio, a Vivo se torna a primeira operadora brasileira a receber a certificação e passa a fazer parte de um grupo de quatro empresas do segmento de telecomunicações que já conquistaram esse reconhecimento.



Em 2019, o Instituto Ethisphere reconheceu 128 empresas de 21 países e 50 setores industriais. A 13ª listagem das empresas na certificação ilustra profundamente como as empresas continuam sendo a força motriz para melhorar as comunidades, construindo forças de trabalho capacitadas e empoderadas, e ainda impulsiona culturas corporativas focadas na ética e com um forte senso de propósito.

“Esta certificação confirma o compromisso permanente da Vivo de realizar seus negócios de forma ética e transparente”, diz Roberta Pegas, Chief Compliance Officer (CCO) da Vivo. A Vivo realizou investimentos para desenvolver um robusto programa de compliance que integra, entre outras ações, a capacitação de líderes, iniciativas de responsabilidade socioambiental, comunicação, governança corporativa, conscientização e treinamento dos colaboradores – que também engajou fornecedores.

VIU ISSO?

Além de ser líder de mercado, a Vivo mantém como um dos seus pilares a integridade, o que reforça o valor que a companhia dá a questões éticas e de cidadania e isto permitiu o desenvolvimento de melhores práticas, otimização de processos e estabelecimento de controles mais rígidos. “Estes aspectos foram essenciais para que a Vivo recebesse esse reconhecimento”, finalizou a CCO da Vivo.

“Hoje, funcionários, investidores e stakeholders estão depositando maior confiança nas empresas que assumem a liderança de questões sociais. Empresas que adotam a visão de longo prazo com uma estratégia baseada em propósito não somente são superadoras, como mais duradouras”, disse Timothy Erblich, Chief Executive Officer (CEO) do Instituto Ethisphere. “Parabenizo a todos da Vivo pela conquista deste reconhecimento”, finalizou o executivo.

Metodologia e Pontuação

A avaliação das empresas mais éticas do mundo baseia-se na estrutura de Ethics Quotient® (EQ) do Instituto Ethisphere, que oferece uma maneira quantitativa de avaliar o desempenho de uma empresa de maneira objetiva, consistente e padronizada. Os dados coletados fornecem uma amostragem abrangente dos critérios definitivos das competências essenciais, melhor que todos os aspectos de governança corporativa, risco, sustentabilidade, compliance e ética.

A pontuação é gerada em cinco categorias principais: ética e programa de compliance (35%), cultura de ética (20%), cidadania e responsabilidade corporativa (20%), governança (15%) e liderança e reputação (10%). Todas as empresas que participam do processo de avaliação recebem sua pontuação, proporcionando-lhes percepções valiosas sobre como se comparam com organizações líderes.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários