28/03/2024

Samsung dá seu pontapé no 5G com o Galaxy S10

Linha Galaxy S10 conta com 4 modelos; um deles é compatível com 5G e oferece recursos de ponta.


Pronto, a espera acabou. Finalmente o mercado de smartphones 5G recebeu o primeiro dos seus representantes de peso, e que inclusive é o primeiro modelo comercial a contar com a quinta geração de conectividade móvel. Estamos falando do Galaxy S10 apresentado hoje pela Samsung no evento Unpacked, realizado em São Francisco.

Evidentemente que como o mercado 5G ainda está numa fase embrionária a companhia relegou o recurso a uma versão especialíssima do aparelho, chamada de Galaxy S10 5G. Além desse modelo a linha conta com outras três variantes: Galaxy S10, Galaxy S10e e o Galaxy S10+


No evento a companhia também mostrou o seu aguardado smartphone flexível, o Galaxy Fold, um modelo que quando dobrado, a parte externa é um painel AMOLED de 4,6 polegadas. Quando aberto o aparelho passa para uma tela de 7,3 polegadas. 


Falando especificamente do modelo compatível com o 5G, o aparelho é sem dúvidas o mais ambicioso já anunciado pela gigante sul-coreana. Além da conexão 5G o aparelho, comparado aos demais da linha S10, é o que oferece a maior tela, a maior capacidade de bateria e o melhor conjunto de câmeras. Confira abaixo as especificações completas do Galaxy S10 5G.


Especificações Galaxy S10 5G
  • Tela: AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Quad HD+ (1440 x 3040 píxeis ), no formato 19:9;
  • Processador: Samsung Exynos 9820 
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmeras traseiras: hQVGA (sensor 3D), 16 MP (grande angular f / 2.2), 12 MP (principal) f / 1.5-f / 2.4 OIS AF, 12 MP (Tele) f / 2.4 OIS AF
  • Câmeras frontais: dois sensores 10 MP AF f / 1.9, hQVGA (sensor 3D)
  • Conectividade: 5G, LTE Cat.20, WiFi 802.11ac, Bluetooth 5.0
  • Biometria: leitor de digitais sob a tela, reconhecimento facial 2D;
  • Bateria: 4.500 mAh, com carregamento rápido via cabo de 25W, Fast Wireless Charging 2.0, Wireless PowerShare
  • Sistema operacional: Android Pie 9.0
  • Dimensões: 162,6 x 77,1 x 7,94 mm
  • Peso: 198 gramas.
Com as specs acima fica claro que o 5G por enquanto está sendo tratado pela Samsung como um tremendo diferencial , digno de estar equipado em um aparelho poderoso com inovações exclusivas a ele, como a adição de um sensor hQVGA, que lida com questões relacionadas à profundidade, abrindo uma gama de possibilidades para que o aparelho seja utilizado em aplicações de realidade aumentada.
O único aspecto em que o Galay S10 5G é inferior aos demais modelos da linha é em relação a quantidade de RAM e armazenamento, um estratégia para reduzir o preço do aparelho.

O Galaxy S10 5G conta com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno – sem capacidade para expansão. O modelo com a maior capacidade de armazenamento é o Galaxy S10+ que pode chegar a quase inacreditáveis 1 TB de espaço interno, com a possibilidade de incluir mais 512 GB via cartão microSD. Em termos de RAM esse modelo pode chegar a 12 GB.
VIU ISSO?

Para oferecer a compatibilidade com o 5G é necessário que o SoC conte com um modem adequado. A linha Galaxy S10 oferece duas opções de processador

Assim como já aconteceu em linhas anteriores o processador utilizado no aparelho varia de acordo com a região. Na Europa, Oriente Médio e África o SoC utilizado será o Exynos 9820, compatível com o modem Exynos Modem 5100, que garante a compatibilidade com o 5G.
Nos Estados Unidos, América Latina e China o aparelho terá o processador Snapdragon 855, da Qualcomm, que traz o modem Snapdragon X50, para conexão 5G. Lembrando que o fabricante pode lançar um aparelho com o 855 sem necessariamente ter 5G, já que o modem Snapdragon X50 é um elemento opcional.

Mas e aí quanto vai custar essa belezinha? Bom, a Samsung ainda não revelou. A companhia apenas se limitou a dizer que ele chegará ainda este ano nos países em que a infraestrutura 5G estiver ativa. O que significa que o aparelho não desembarcará no Brasil, já que a previsão é que o 5G chegue em nossos domínios apenas em 2021 (isso se não for prorrogado). 

De qualquer maneira, provavelmente, a Samsung nem venderia essa versão no Brasil, o custo seria completamente inviável, pegando como base o que o aparelho oferece.

Durante a apresentação a Samsung confirmou a parceria com a Verizon para a comercialização do Galaxy S10 5G nos Estados Unidos. O aparelho deve chegar na terra do Tim Sam no segundo trimestre de 2019.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários