28/03/2024

Que mico! Acessos do Oi Velox foram os que mais caíram em dezembro

TIM Live segue em ritmo acelerado de expansão e foi destaque na captação de clientes em banda larga fixa; NET/Embratel é a líder isolada do setor.


Os números do setor de banda larga fixa foram atualizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira (31). Apesar dos investimentos em fibra ótica nas grandes capitais, a Oi ainda não conseguiu recuperar o fôlego do Oi Velox e segue perdendo clientes. Em dezembro de 2018, a companhia viu 79.336 deles irem embora.

Quem também não teve um desempenho bom no setor de internet fixa foi a Vivo. No último mês do ano a operadora registrou uma retração de 14.962 assinaturas no seu serviço Vivo Fibra. A base da Sky Banda Larga também ficou no vermelho com a diminuição de 3.829 acessos ativos.



Uma grande surpresa foi a perda considerável dos pequenos provedores de internet (-70.635). A última vez que esse conjunto de empresas perdeu clientes foi em janeiro de 2016.


Para você ter uma ideia do ótimo desempenho que estavam tendo até agora, as chamadas “Outras Operadoras” já concentram a terceira maior fatia de mercado, à frente da gigante Oi (veja mais detalhes abaixo).
As empresas NET/Embratel (+11.261), TIM Live (+4.964) e Sercomtel (+406) foram as únicas empresas a ganhar usuários no mesmo período.


Você deve saber, mas não custa repetir: para ser justo, o Minha Operadora leva em consideração o crescimento percentual de base para eleger a empresa Destaque e a Mico do mês. Em dezembro a base de clientes das representantes do setor de banda larga reagiram assim:

  1. TIM Live (aumentou a base em +1,03%) => DESTAQUE
  2. Algar Telecom (aumentou a base em +0,44%)
  3. Cabo Telecom (aumentou a base em + 0,18%)
  4. Sercomtel (aumentou a base em +0,13%)
  5. NET/Embratel (aumentou a base em +0,12%)
  6. Vivo Fibra (diminuiu a base em -0,19%)
  7. SKY Banda Larga (diminuiu a base em -1,06%)
  8. Oi Velox (diminuiu a base em -1,30%) => MICO

Como as perdas foram maiores que os ganhos, o setor de banda larga fixa foi impactado negativamente e perdeu 149.382 acessos. O ano de 2018 fechou com um total de 31.048.219 pontos de internet fixa ligados. Desse número, a grande maioria é do grupo Claro Brasil, responsável pelas marcas NET e Embratel. A empresa mexicana detém 9,36 milhões de assinantes neste segmento.

Preparamos um ranking que mostra como ficou dividida a participação de mercado de cada empresa com os dados novos liberados pela Anatel:

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários