29/03/2024

Claro é criticada pela propaganda do 4.5G

A forma como o banner da Claro trata do 4.5G foi pauta em site internacional, que disse que a proposta é desonesta.

A imagem que abre esse post é o logo que a Claro utiliza na campanha do 4.5G, que começou a ser veiculada no ano passado. Esse serviço é uma evolução ao 4G tradicional, mas que de forma alguma representa um salto de geração, como do 4G para o 5G. Você consegue observar algo considerado de interpretação dúbia na imagem? Bom, essa peça publicitária foi alvo de críticas de um perfil no Twitter, que inclusive marcou um editor do site americano The Verge, para entrar na conversa. 
A questão levantada pelo usuário Gustavo R. Santos no Twitter é a forma como a mensagem é transmitida pela propaganda – que nem sempre condiz com a realidade, já que o 5G está bem mais destacado que o 4, e como ele está próximo ao G a ideia que fica implícita é a de 5G, o que não tem absurdamente nada a ver com a realidade oferecida pelo serviço. Isso sem contar o fato que o 4 também não está bem detalhado, uma opção que pode ter sido aplicada de forma proposital pelos idealizadores da peça.

E não pense que esse tipo de abordagem acontece apenas no Brasil. No próprio tweet do Gustavo um usuário postou uma imagem de como a operadora chinesa SmartTone divulga o seu 4.5G. Confira abaixo.
Podemos também relembrar o caso, esse ainda mais grave, envolvendo a norte-americana AT&T. A operadora resolveu simplesmente remarcar o ícone que representa que os aparelhos de seus clientes estão numa rede 4G para 5G E. A justificativa da operadora foi que 5G E, ou 5G Evolution, é o primeiro passo na estrada para o 5G, e que as melhorias em sua rede já estão permitindo velocidades mais rápidas no 4G LTE existente. 

VIU ISSO?

Evidente que essa história não colou, e acabou gerando indiretas pelos seus concorrentes. O CTO da Verizon, Kyle Malady, mesmo não citando diretamente a AT&T, disse em um artigo que Não vamos chamar nossa rede 4G de 5G se o consumidor de fato não for capaz de experimentar o desempenho ou a melhoria que só o 5G oferece”.
O tweet de Gustavo sobre a Claro resultou em uma matéria no site The Verge. O autor da matéria, Chaim Gartenberg, diz que o logo do 4.5G da Claro, da forma como é veiculado, é incrivelmente desonesto. 


[ATUALIZAÇÃO – 21/02/2019 13h46]:

“A Claro esclarece que seu logotipo 4.5G segue padrões internacionais. O tamanho da fonte já foi tema de discussão, no ano passado, no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que reconheceu que a grafia do 4.5G da Claro está aderente às normas publicitárias e legais do Brasil.”

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários