sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O que aconteceu? Claro despenca no mercado de telefonia móvel

Depois do desastre na TV por Assinatura via satélite, a Claro tomou outro susto no último mês do ano passado.


Não foi só a Claro TV que perdeu clientes acima da média durante o mês de dezembro de 2018. Dados atualizados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontam para uma perda de 2.456.659 clientes de celular da operadora em apenas 31 dias, uma média de mais de 79 mil linhas desativadas por dia.

Tanta gente saiu da Claro que a empresa por pouco não voltou a perder a vice-liderança do mercado de telefonia móvel para a TIM. A diferença entre as duas operadoras está em 0,22 pontos percentuais. A Claro possui 56,4 milhões de clientes no Brasil, enquanto a TIM atualizou os números para 55,9 milhões de usuários.




O ranking de market share do setor aponta que a Vivo segue na liderança isolada.


Além da Claro, as empresas Vivo (-445.702), TIM (-93.764) e Copel/Sercomtel (-789) também perderam consumidores. A Algar Telecom segue sem divulgar quantos clientes ganhou e perdeu desde o mês de julho do ano passado. Por isso, a empresa mineira está fora da nossa análise.

OUTROS 'MICOS E DESTAQUES DO MÊS'


Nada como um mês após o outro: mico no mês de novembro, a Oi ficou mais forte em dezembro e conseguiu adicionar 291.272 clientes na rede de celular dela. Ficou ao lado da Porto Seguro Conecta, que mesmo anunciando o encerramento das suas operações de telefonia móvel pessoal subiu 43.975 linhas; Nextel, que absorveu 23.998 usuários do mercado; e Datora Telecom (+5.000), parceira do Grupo Vodafone no país no mercado de telecomunicações corporativa.


Com base nessa movimentação de clientes em dezembro de 2018, calculamos o crescimento percentual de base de cada uma para saber quem foi o mico e o destaque do mês. Segue:

  1. Porto Seguro Conecta (aumentou a base em +5,62%) => DESTAQUE
  2. Datora (aumentou a base em +1,27%)
  3. Oi (aumentou a base em +0,77%)
  4. Nextel (aumentou a base em +0,73%)
  5. TIM (diminuiu a base em -0,16%)
  6. Vivo (diminuiu a base em -0,60%)
  7. Copel/Sercomtel (diminuiu a base em -1,25%)
  8. Claro (diminuiu a base em -4,17%) => MICO

O mercado de telefonia celular do Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 229.210.890 linhas ativas. Desse total, 129,54 milhões são pré-pagas e 99,66 milhões são pós-pagas.


27 comentários:

  1. A claro tem perdido clientes e vai perder mais por causa do péssimo call center informações desencontradas ao cliente. Eu mesmo tive uma linha desativada por conta de fatura não encontrada ( confusão muita confusão na informação )

    ResponderExcluir
  2. Bem feito à Escuro. Onde eu moro o 4G deles não chega a 20Kbps. Merecem se f**er e pronto pelos 8 meses de reclamação sem solução.

    ResponderExcluir
  3. Eu uso o Claro Prezado aqui em Vila Velha - ES e nunca tive nenhum tipo de problema com a Claro...pelo cobtrario só tenho a elogiar.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim não tenho nada a reclamar. Creio q parte seja pela remoção de números inativos. Claro melhor operadora aqui na minha região

    ResponderExcluir
  5. Se contarmos que a Tim incorporou a Porto seguro conecta, a ti retomou a segunda colocação no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais para as pessoas que não gostam do atendimento da Tim , vão sair rapidinho para outra operadora

      Excluir
    2. A porto conecta continuará no call center.

      Excluir
    3. A Claro possui uma imagem muito negatune em relação ao tratamento com os clientes. Seu serviço de Call center e horrível e seus sistemas saosao muito arcaicos. Todos os meses tenho algum tipo de problema com a Claro. Hoje em dia só tenho o serviço de TV. Por conta do custo mais baixo que encontrei depois de muitas negociações, porém, não indico a ninguém!

      Excluir
  6. Pra mim é a melhor em internet 4G! Chego a 200 Mbps na minha região..

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo escreve "... Na minha região" mad sem dizer QUAL é... Se for na Coréia do Sul, obvio que será a melhor...

    ResponderExcluir
  8. A claro era ótima aqui em Goiânia, mais de alguns meses para cá o sinal está péssimo.

    ResponderExcluir
  9. A CLARO NÃO DAR NENHUM BÔNUS NAS RECARGAS DE BAIXO VALOR. DEVERIA INVESTIR MAIS EM MENSAGENS PUBLICITÁRIAS, OFERECENDO BONUS E INTERNET NAS RECARGAS DE VALORES BAIXO.

    ResponderExcluir
  10. Na realidade estão tudo igual , a oi que na minha cidade rodava em 3G agora roda em 4G , sem oscilar . Muita gente aqui voltou pra oi . Isso é só um exemplo .

    ResponderExcluir
  11. Na realidade a claro só resolve os problema qdo aciona a Anatel pq os atendentes mesmo do vai o center nao vale nada não resolve nada fica a dica se não conseguir resolver pelo cal center abra uma demanda junto a anatel

    ResponderExcluir
  12. Desde nov/18 na minha rua em Capão do Leão/RS estamos com sinal oscilando de 3G/2G/Sem serviço, reclamei na Claro inúmeras vezes e eles alegam que tem muitas árvores que atrapalham o sinal, engraçado que até novembro isso não acontecia. Parece piada até. Não mudei de operadora ainda pq tenho fidelização.

    ResponderExcluir
  13. Em Minas Gerais, se colocar o celular no bolso o sinal já some ... se entrar em uma edificação então ... xiii , já era !

    ResponderExcluir
  14. A Vivo e tim já chegou em mais de 3000 cidades com a cobertura 4g,enquanto a claro nem cobriu 2500 ainda,e por isso que a claro esta perdendo muitos clientes.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim melhora mais. A Claro já tem a internet mais rápida e vai ficar mais rápida ainda se sair mais clientes. Já pra Tim que tem a mais lenta, vai ficar mais lenta ainda se receber esses clientes. O 3G da Claro é mais rápido tanto em velocidade quanto em ping (tempo de resposta) que o 4G da Tim. Recebi um chip Tim da empresa para usar no trabalho, mas quase nem uso. Apesar da cobertura 4g ser boa, está difícil pra se adaptar a baixa velocidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses clientes não migraram pra TIM. A Claro limpou a base inativa de 2018, por isso foi cancelada essa enorme quantidade de linhas. A TIM ainda conseguiu perder mais clientes do que a Claro em 2018.

      Excluir
    2. Exatamente Jefferson Silva, infelizmente não foi colocado essa explicação aqui no Minha Operadora, como foi em outros sites também especializados em telefonia.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. e sem contar que a oi pegou muitos clientes em outubro e novembro no pós com a promoção dos 50 Gigas mais netflix e you tube ilimitados conheço umas 5 pessoas que mudaram da claro pós para a oi nessa promoção .

    ResponderExcluir
  18. É simples, os clientes estão percebendo que a Claro é PÉSSIMA em sinal e cobertura. De nada adianta ter o 4G mais rápido, e não pegar dentro de locais fechados e em várias cidades.
    Sem contar o atendimento que é péssimo e desencontrado!
    Avante Vivo! Está melhorando seus planos e equivalendo aos da concorrência, com sinal de qualidade, ampla cobertura e ótimo atendimento.
    Quero ver os baba ovos da Claro defenderem agora a operadora! ;)

    ResponderExcluir
  19. Imploro...vivo atendimento ótimo? 30 min na linha pra ser atendido no 1058...kkkk....piada!

    ResponderExcluir
  20. A claro aumentou os preços nos pacotes de adicionais de internet, antes 1gb custavam 5 reais e agora custam 5,99, e o pacote de 500 MB que custavam 3,00 agora custam 3,99.... Já não está valendo tanto a pena quanto antes

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.