28/03/2024

Claro tem 4G mais veloz do Brasil e TIM a maior disponibilidade

Confira a edição mais recente do ranking da OpenSignal sobre o mercado de redes móveis.

A OpenSignal, divulgou a edição mais recente do seu relatório sobre o panorama das redes móveis 4G. Disponível em diversas regiões, o relatório também engloba o Brasil, garantindo uma visão de como o mercado se encontra no momento. Os dados são apresentados em categorias. As duas operadoras que despontam são Claro e TIM.

O relatório é divido entre 5 categorias: disponibilidade do 4G; experiência de vídeo; velocidade de download; velocidade de upload e latência. 

Confira abaixo o vencedor, de acordo com cada categoria:
Disponibilidade do 4G

A TIM lidera nesse quesito. A operadora oferece o 4G, tratado como LTE pelo relatório da OpenSingal. Os clientes da TIM permaneceram conectados a essa tecnologia em 78,6% do tempo, garantindo pelo menos 10 pontos percentuais acima do seu concorrente direto.

Experiência de vídeo
Como veremos adiante a Claro se mantém na liderança na velocidade de dowload e latência o que explica o quão bem a operadora também se sai no quesito experiência de vídeo. 

Na experiência de vídeo a OpenSignal analisa o tempo de carregamento, engasgos e a resolução, atribuindo-se uma nota entre 0 e 100. A Claro obteve a pontuação 55.7.

Velocidade de download

A Claro ficou bem à frente da concorrência em relação a velocidade de download. A operadora registou a média de 18,8 Mbps, em segundo lugar aparece a Vivo com 13 Mbps. 
No caso desses números está englobado o 3G junto com o 4G. Se levarmos em conta apenas o 4G a liderança da Claro é ainda mais representativa: média de download de 28,1 Mbps, seguido pela Vivo, com 20,9 Mbps.

Velocidade de upload
A Claro também lidera nesse quesito. Registrando 6,3 Mbps, de média, quando unificado o 3G com o 4G, e 9,7 Mbps de média com apenas o 4G. 
Latência

Quando falamos de latência o que está sendo tratado é o tempo de resposta, quanto maior a latência mais a experiência da rede para o usuário fica comprometida. 
A latência mais baixa foi registrada pela Claro, com 68 milissegundos. Porém, diferentemente dos outros quesito, a liderança aqui foi bem apertada. A TIM também está fazendo um bom trabalho, marcando 68.8 milissegundos.

VIU ISSO?

Além de eleger um vencedor em cada categoria o relatório também apresenta uma visão geral de como anda o mercado de redes móveis em determinada região. No caso do Brasil a OpenSiginal diz que em 2018 foi um ano muito ativo para a indústria móvel em nosso pais. Foram registradas grandes melhorias em relação a disponibilidade do sinal 4G e o aumento na velocidade.

As melhorias tem relação direta o uso do 4G na faixa dos 700 MHz. Essa faixa foi liberada para o 4G no Brasil após o desligamento do sinal analógico de TV. O leilão foi realizado em 2014 pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Como o processo é gradual a liberação da frequência ocorre aos poucos. 
Para chegar a esses números a OpenSignal fez mais de 7 milhões de testes em dispositivos de mais de 395 mil usuários, entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2018.

16 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
16 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários