28/03/2024

NET pede que Anatel permita a imposição de limites na internet fixa

Grupo Claro Brasil pede que Anatel aplique a polêmica franquia de dados na internet fixa até 2020.





A polêmica voltou. Um dos assuntos mais polêmicos dos últimos anos no Brasil, o pedido das teles para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) libere a franquia de dados na internet fixa. Dessa vez o pedido partiu do Grupo Claro Brasil, que além da Claro, engloba NET e Embratel.


O objetivo da Claro e suas empresas associadas é que a franquia, que afunila o uso da web pelo tráfego que um determinado pacote pode oferecer, seja aplicado no Brasil até 2020. 


Lembrando que caso a franquia de dados seja aplicada na banda larga fixa o usuário teria uma experiência similar ao que acontece com a rede móvel, em que suas ações, como assistir vídeos ou fazer downloads, precisam estar no limite de dados que o pacote oferece, ao exceder o que foi pré-estipulado o usuário teria, por exemplo, uma redução drástica na velocidade. 

O Teletime explica que a Claro pediu que a Anatel analise as formas de comercialização da banda larga fixa para as prestadoras  “exercerem a liberdade nos modelos de negócio”. Isso se refere às franquias de consumo mensal.

VIU ISSO?


O grupo diz que a medida cautelar de 2016 da Anatel, em que impede a aplicação da franquia de dados resultou num limite para a liberdade nos modelos de negócio, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida. 

A Anatel deixou esse assunto sobre a franquia de dados em stand-by, porém este ano a agência irá decidir se a franquia será ou não aplicada. Essa é uma das decisões mais importantes que o novo corpo diretivo da Anatel, presidido por Leonardo Euller de Morais, terá pela frente. 

14 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários