28/03/2024

Vivo e TIM disputam a liderança em cobertura 4G e 4,5G

Ambas as operadoras estão presentes em quase 4.000 municípios.



A TIM já atende mais de 90% da população urbana do país com sua conexão 4G. A operadora fechou o mês de novembro atendendo 3.218 cidades.


Conforme a TIM, ela é líder em cobertura 4G no Brasil. No entanto, a disputa por esse título está bem acirrada com a Vivo, que ganha em cobertura de quarta geração se unir o número de cidades com 4G e com 4,5G. 


Enquanto a TIM cobre 3.218 municípios com 4G e 671 com 4,5G, o 4G da Vivo está presente em 3.048 cidades, sendo desse número 940 localidades com 4.5G

Número de municípios cobertos com 4G por operadora

Número de municípios cobertos com 4,5G por operadora


A tecnologia de quarta geração proporciona maior velocidade e estabilidade na navegação dos usuários e opera nas frequências de 2.600Mhz, 1.800Mhz e 700Mhz, dependendo da liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A TIM foi pioneira na implantação da faixa de 700Mhz, que permite melhor cobertura em ambientes indoor, hoje chegando a mais de 1.280 cidades, incluindo todas as capitais.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam nessa frequência e não geram custo adicional para os consumidores.

Até 2020, a TIM pretende chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana, ativando a tecnologia na faixa de 700Mhz em todas essas localidades.


VIU ISSO?


Agora no número de municípios em que o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) está disponível, a TIM é líder isolada, estando bem na frente das demais empresas de telefonia.

A TIM disponibiliza o serviço em 2.522 cidades, englobando todas as capitais, enquanto que o VoLTE da Vivo está disponível em cerca de 30 municípios. As demais operadoras ainda não começaram a investir nesse serviço.

A tecnologia, que utiliza a rede 4G em todas as frequências, incluindo a 700Mhz, melhora consideravelmente a qualidade das ligações e oferece maior cobertura e estabilidade para as chamadas de voz.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM também já suportam o VoLTE. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone.

Os consumidores poderão conferir no site da operadora a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a tecnologia.

Clientes pré, pós, controle e corporativos das cidades já contempladas têm acesso ao serviço.


*Com informações do Teleco. 

15 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
15 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários