Vivo e TIM disputam a liderança em cobertura 4G e 4,5G

Ambas as operadoras estão presentes em quase 4.000 municípios.



A TIM já atende mais de 90% da população urbana do país com sua conexão 4G. A operadora fechou o mês de novembro atendendo 3.218 cidades.


Conforme a TIM, ela é líder em cobertura 4G no Brasil. No entanto, a disputa por esse título está bem acirrada com a Vivo, que ganha em cobertura de quarta geração se unir o número de cidades com 4G e com 4,5G. 



Enquanto a TIM cobre 3.218 municípios com 4G e 671 com 4,5G, o 4G da Vivo está presente em 3.048 cidades, sendo desse número 940 localidades com 4.5G

Número de municípios cobertos com 4G por operadora

Número de municípios cobertos com 4,5G por operadora


A tecnologia de quarta geração proporciona maior velocidade e estabilidade na navegação dos usuários e opera nas frequências de 2.600Mhz, 1.800Mhz e 700Mhz, dependendo da liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A TIM foi pioneira na implantação da faixa de 700Mhz, que permite melhor cobertura em ambientes indoor, hoje chegando a mais de 1.280 cidades, incluindo todas as capitais.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam nessa frequência e não geram custo adicional para os consumidores.

Até 2020, a TIM pretende chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana, ativando a tecnologia na faixa de 700Mhz em todas essas localidades.


VIU ISSO?


Agora no número de municípios em que o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) está disponível, a TIM é líder isolada, estando bem na frente das demais empresas de telefonia.

A TIM disponibiliza o serviço em 2.522 cidades, englobando todas as capitais, enquanto que o VoLTE da Vivo está disponível em cerca de 30 municípios. As demais operadoras ainda não começaram a investir nesse serviço.

A tecnologia, que utiliza a rede 4G em todas as frequências, incluindo a 700Mhz, melhora consideravelmente a qualidade das ligações e oferece maior cobertura e estabilidade para as chamadas de voz.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM também já suportam o VoLTE. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone.

Os consumidores poderão conferir no site da operadora a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a tecnologia.

Clientes pré, pós, controle e corporativos das cidades já contempladas têm acesso ao serviço.


*Com informações do Teleco. 

15
Deixe um comentário

avatar
12 Número de Comentários
3 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
RodrigoErick Nilson SilvaRafael MartinsApierreAnônimo Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Jean
Visitante

Fazem um espetaculo com o VoLTE. Essa tecnologia nada mais eh que melhorar a ligação e implementar via 4G, qualidade essa que a tim não consegue oferecer via 3G e 2G. Já usei as 4 operadoras e com exceção da tim, as demais a ligação caia para o 3G ou 2G (se nao ha cobertura 3G) e a qualidade é otima, enquanto na tim é dificil entender a pessoa do outro lado e direto tem que pedir para repetir o que falou pq corta e falha a ligação direto.

Rogério Pires
Visitante

Concordo quando diz que as ligações da TIM via 2G e/ou 3G são sofríveis, sou usuário e concordo com você! Agora via VoLTE é uma outra experiência, sem comparação!!! Acredito inclusive que eles se empenharam fortemente no desenvolvimento desta tecnologia devido ao alto índice de reclamações. Desde 2017 aqui em Uberlândia – MG o serviço está ativo. Celular 100% do tempo em 4G.

TOM OLIVEIRA 2006
Visitante

Penso eu que ser a líder ou não em cobertura 4G é 4.5G não é vantagem alguma. Vantajoso mesmo é os servições funcionarem bem, é só a Claro por enquanto ao meu ver é que tem um 4G é 4.5G que de fato funciona.

Unknown
Visitante

Depende da localidade E aqui onde eu moro o serviço da Oi é muito boa eat trabalha bem na rede 4G aqui as operadoras Oi TIM Claro tem cobertura o importante é qualidade do serviço que deve melhorar das operadoras que a cobertura melhorou muito

Vitor Gomes Neves Oliveira
Visitante

Essa quantidade de cidades está errada.

Para a cidade ter cobertura 4.5G, ela precisa ter 4G, então ela já está sendo contabilizada! Vocês estão somando duas vezes as mesmas cidades.

Redação Minha Operadora
Colaborador

Faz sentido, Vitor. Porém, as operadoras estão calculando o número de municípios cobertos dessa forma, o que realmente não parece muito correto. Vamos continuar acompanhando.

Gilmarison
Visitante

EXATAMENTE, A QUANTIDADE ESTÁ DUPLICADA.

PARA TER 4.5G TEM QUE TER 4G, ESTÁ SENDO CONTABILIZADA 2X AS MESMAS CIDADES.

EX.: SE MINHA CIDADE TEM 4G E 4.5G É CONTADA COMO DUAS? NÃO, ESTÁ ERRADO ISSO AÍ.

Rogério Pires
Visitante

Se uma cidade tem 4.5G, necessariamente ela é/tem 4G. Creio que as operadoras abordam esta "contagem" a título de Marketing. A TIM por ter a maior cobertura LTE (4G) e a Vivo por ter a maior cobertura / quantidade de cidades cobertas via LTE ADVANCED (4.5G / 4G+). Tudo uma questão jogada de Marketing, basta observar o comercial de ambas na TV.

Fabio Luiz Pamplona
Visitante

Vivo lixo! Mercenária!

imhotep
Visitante

Vivo comanda!

Anônimo
Visitante
Anônimo

Tim e claro as duas melhores operadoras vivo nao quero nem de graca

Apierre
Visitante

A Vivo é cara, mas FUNCIONA!!! Dou valor no meu dinheiro, é isso. O que adianta pagar baratinho pra um serviço ruim…

Rafael Martins
Visitante

Verdade, tinha VIVO, migrei para outra operadora por questão de valores, mas não me resolveu nada pois não pegava em alguns lugares. Voltei então para VIVO novamente por questão de cobertura, pelo menos aqui no RS é a melhor de todas. Pago um pouco mais, mas tenho certeza de uma boa cobertura.

Erick Nilson Silva
Visitante

Enquanto isso a Oi segue fora dessa briga…
A Oi precisa investir em 4G/4.5G para poder voltar a brigar de igual para igual.

Rodrigo
Visitante

Se a Tim o 4.5G for o 4G+, pois utilizei aqui no centro de SP, e apareceu o sinal de +, e eu não tinha visto ainda em outro lugar esse sinal, nem onde moro, o sinal parece bem rápido, apesar do meu celular ser um Xiaomi, agora quanto ao VoLTE pra mim e indiferente, mal ligo pra alguém.