sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Velocidade de internet no Brasil seguirá abaixo da média global

O que você achou? 
Previsão da Cisco mostra que nos próximos anos velocidade média de internet no Brasil continuará bem abaixo dos padrões globais.


De acordo com dados revelados pela Cisco a velocidade média de internet no Brasil dará um salto de 13,2 Mbps para 29 Mbps. Mesmo com essa evolução seguirá decepcionando, deslocado totalmente da média global, que de acordo com a companhia será de 75,4 Mbps.

As informações foram reveladas no relatório Virtual Networking Index (VNI) da Cisco. O problema da velocidade de internet no Brasil é também uma característica da região em que o nosso país se encontra. Em 2020 a América Latina continuará sendo uma das regões mais atrasadas em termos de velocidade média de conexão. 



Apenas o Chile será um ponto fora da curva em 2020, registrando velocidade média de 70 Mbps, próximo a média global de 75,4 Mbps, apontada pela Cisco.


O panorama decepcionante da América Latina, quando comparado com outras regiões deve-se à falta de investimentos, conforme explica Mario de La Cruz, diretor de Relações Governamentais Cisco para América Latina. "Há uma parada no desenvolvimentos das redes na região”, declarou o executivo durante a apresentação do relatório.



Enquanto não há investimento suficiente, e, consequentemente, a média de velocidade seguirá decepcionando, o comportamento do usuário no Brasil e em demais países da América Latina seguirá tão avido por conteúdo e consumo de banda como os que estão em regiões mais favorecidas em termos de performance de rede. 

VIU ISSO?


Prova disso é o crescimento do tráfego de vídeo. No Brasil, essa aplicação crescerá 22% a cada ano, gerando um tráfego de dados de 4.2 exabyte por mês em 2020. Só para efeito comparativo: em 2017 foram gerados por mês 1.7 exabyte de dados por mês. O público brasileiro é um um grande consumidor de dados, mesmo tendo uma conexão tão deficiente. 

Em relação ao tráfego global de dados em 2020, o crescimento será de 33% ao ano - 282,3 exabytes de dados por mês.



A Cisco diz que atividades relacionadas ao entretenimento serão responsáveis por 85% do trafego da rede em 2020. Outro dado bem interessante é sobre o aumento da base de pessoas conectadas à internet. Em 2017 a Cisco informou que a internet tinha 3,84 bilhões de usuários ao redor do mundo, em 2020 serão 4,8 bilhões!


2 comentários:

  1. Agora com os super ministros do Bolsonaro, a bancada no governo no congresso, vamos ficar abaixo de Cuba.

    ResponderExcluir
  2. Creio que este relatório está subestimado, ao menos para o Brasil; ainda temos muita coisa a serem melhoradas (óbvio), mas os pequenos provedores tem feito um serviço de "formiguinha" e vêem instalando infraestrutura de Fibra Óptica de forma muito intensa! Os planos de entrada estão geralmente na casa dos 100 Mbps. Atrevo a dizer que a média nacional, muito em breve, dará um salto significativo, bem antes de 2020.

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.