19/04/2024

Brasileiros são os que mais recebem ligações de spam no mundo

A maioria das ligações são feitas por operadoras, tentando oferecer algum serviço.


Mais um dados para o Brasil não se orgulhar. De acordo com um ranking divulgado pela Truecaller os brasileiros são os que mais recebe ligações de spam, que na esmagadora maioria são feitas por operadoras com o intuito de vender alguma coisa. 


De acordo com o relatório, os brasileiros receberam cerca de 37,5 ligações de spam por mês. A maior parte das ligações, 33%, são feitas por operadoras de telefonia. No ano passado eram 12%.


Os brasileiros também passam por muitas situações de tentativas de golpe por telefone, conhecido como scam. 20% das ligações recebidas em 2018 no Brasil se enquadram nessa categoria. Ano passado eram apenas 1%. Esse crescimento assombroso mostra como criminosos estão apostando nessa tática.


Os golpes mais utilizados são: pessoas que se passam por funcionários de companhias elétricas, exigindo dinheiro para que a energia não seja cortada e ligações em que um suposto sequestro de um ente querido é citado. 

A ligação sobre o tal sequestro é enquadrado também é enquadrado pela Truecaller na categoria de trotes e assédios, que correspondem por 10% das ligações. 


“A tendência mais alarmante que vimos é que houve um aumento de chamadas fraudulentas: aumentando de 1% (ano passado) para 20% neste ano! Golpes típicos incluem fraudadores que fingem cobrar dinheiro por motivos ilegítimos (por exemplo, alguém que liga para você e diz que sua eletricidade está prestes a ser desligada e você precisa transferir dinheiro imediatamente); outro golpe de tendência é o de um anel (um número desconhecido, geralmente internacional, dá a você uma ligação perdida e, quando você liga de volta, recebe uma alta taxa por chamar esse número”, comenta a Truecaller. “Outro grande problema de chamadas de spam que o Brasil está enfrentando são as incômodas (10%). Esses são tipos mais gerais de ligações indesejadas e não solicitadas, que são uma perturbação para os usuários: de trotes a assédio e falsas chamadas de sequestro”, ressalta a companhia.

VIU ISSO?

A Truecaller atua justamente bloqueando esse tipo de conteúdo, via aplicativo, é através dele que a companhia consegue fornecer um panorama sobre essas ligações indesejadas.

O Top 5 dos países que mais receberam ligações indesejadas em 2018 são os seguintes:
  1. Brasil – 37,5 ligações por mês
  2. Índia – 22,3 ligações por mês
  3. Chile – 21,9 ligações por mês
  4. África do Sul – 21 ligações por mês
  5. México – 20,9 ligações por mês.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários