Anatel: reclamações contra operadoras caem 9,5% em 12 meses

De acordo com a Anatel foram registradas 236,4 mil reclamações em novembro; confira os principais motivos.


De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), revelados hoje (26) os consumidores registraram 236,4 mil reclamações contra as operadoras dos principais serviços de telecomunicações no mês de novembro de 2018, diminuição de 24,8 mil reclamações em 12 meses (-9,5%).


A modalidade que mais recebeu reclamações foi a telefonia móvel pós-paga, com  80,3 mil reclamações, seguida da telefonia fixa com 53,0 mil, da banda larga com 42,2 mil, da telefonia móvel pré-paga com 31,7 mil e da TV por Assinatura com 29,2 mil.


Principais causas das reclamações
Cobrança (45,7% do total) e qualidade (11,0%) foram os principais motivos de reclamações dos consumidores na telefonia móvel pós-paga em novembro deste ano. De forma semelhante, cobrança e qualidade foram os maiores motivos de queixas na telefonia fixa (41,4% e 19,6% respectivamente) e na banda larga (36,9% e 29,0%). Na telefonia móvel pré-paga foram créditos (35,2%) e ofertas (18,7%) e na TV por Assinatura cobrança (47,0%) e ofertas (9,7%).
VIU ISSO?

Os únicos grandes grupos que apresentaram aumento de reclamações por serviço foram a NET na banda larga fixa, com 8,6 mil reclamações no mês de novembro de 2018, aumento de 1,5 mil reclamações (+20,6%) em 12 meses. E a Vivo na TV por Assinatura com 2,7 mil reclamações, mais 0,5 mil queixas (+20,3%) no período.

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Fabio Luiz Pamplona
Visitante

Com certeza esses dados sao falsos e maquiados como tudo no Brasil..os serviços de telefonia movel sao um lixo e as operadoras cada vez mais agem como querem e sem nenhuma punicao!

Thiago Possan
Visitante

Acontece que o consumidor aqui no Brasil, é PREGUIÇOSO! São raros os clientes que tentam resolver o problema ligando na operadora, a maioria não tem coragem de pegar o celular e discar na central para tentar uma resolução do problema por causa de preguiça e ainda tem a coragem de olhar na cara de nós, vendedores e dizer que "Estou tentando faz dois meses falar lá e não consigo".É fato de que as operadoras fazem cobranças abusivas mas o problema é simples de resolver e de se contestar alguma fatura caso precise.O fato das reclamações terem diminuído se deve pelo… Leia mais »

Ikaro
Visitante

Uma hipótese, pode ser que alguns consumidores, ao recorrer a órgãos como Anatel, e outros de defesa do consumidor, a solução nem sempre é a melhor. As operadoras não solucionam o problema, ou pelo menos apenas de forma parcial, o que faz com que o consumidor, perca a esperança em busca de uma solução nos órgãos que deveriam proteger o consumidor.

Rodrigo
Visitante

A Anatel só serve pra cabide de emprego, diminuiu porque as pessoas cansaram de reclamar, e não ter retorno, já que eles mandam e reclmação pra operadora, e não questionam nada, mesmo se a mesma enrolar, e responder script sem resolver o problema, que foi o meu caso, por isso tive que ir pro consumidor gov.

Unknown
Visitante

O único setor das empresas de telefonia que funciona é o setor de cobrança. Atrasa sua conta 10 dias e você receberá pelo menos 30 ligações por dia..Esse é o Brasil..

Francisco simão
Visitante

As reclamações contra operadoras caíram porque o consumidor desistiu de ligar para a ANATEL, por não ter seus problemas resolvidos. Há muito tempo fiz uma reclamação na do dona ANATEL, a respeito de um OI fixo, e fui mal atendido pela a atendente da dona ANATEL, e nem mesmo o Procon resolveu o problema, mas sim, somente o juizado de pequenas causas.

Fabio Luiz Pamplona
Visitante

Anatel lixo! Órgão sem crédito!

Marcos Antonio Oliveira
Visitante

A Anatel é só cabide de emprego pra corrupto nunca pune as operadoras severamente como elas mereciam, caso contrário não averia tanta reclamação, diminuiu por que as pessoas não aguentam esperar 30min. para a operadora te atender, e pior fica passando de setor a setor e um coloca o problema na conta do outro (no caso minha Oi Velox e sua banda larga da idade da pedra sem instabilidade nenhuma, mas é a unica a oferecer Banda Larga na minha Cidade.)