4.5G da Oi já está disponível em 25 cidades

Em 2019 companhia manterá sua expansão do 4.5G e sua rede de fibra ótica.


Já estamos na reta final do ano e os planos de expansão do 4.5G no Brasil continuam a pleno vapor. A operadora Oi revelou que até o fim de 2018 seu serviço móvel LTE-Advanced, mais conhecido como 4.5G, estará ativo em 25 cidades.


A estratégia da Oi para a expansão do 4.5 G passa pelo refarming da faixa de 1.8 Mhz. A Oi explicou em abril que optou por essa faixa, ao invés dos 700 Mhz, advinda do desligamento gradativo da TV analógica, porque  nas grandes cidades, o 1.8, ou seja, a utilização da frequência do 2G para fazer o refarming do 4G, é muito mais adequada do que a do 700, porque o 700 acaba gerando problemas de interferência e piorando a experiência de uso do cliente, porque é uma frequência muito baixa que acaba indo muito longe e aí gera interferência”.

Em termos de velocidade, atualmente, a conexão móvel mais rápida do Brasil, de acordo com dados do Speedtest da Ookla, líder global em aplicações de testes de banda larga fixa e móvel, dados e análises, pertence a Claro.


O 4.5G da Oi está disponível nas seguintes cidades
  • BA – Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho
  • CE – Fortaleza, Maracanaú e Maranguape
  • MA – Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Raposa
  • MG – Ipatinga
  • PA – Belém, Ananindeua e Marituba
  • PB – João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e Santa Rita
  • PE – Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista
  • RN – Natal
  • TO – Palmas
VIU ISSO?

Junto com o 4.5G outro segmento que vem ganhando atenção da Oi é o serviço de fibra ótica residencial (FTTH, fiber to the home), disponível já em 28 cidades, oferecendo velocidade de até 200 Mbps. A Oi detém uma rede de fibra de cerca de 350 mil km. Para continuar progredindo em seus serviços a operadora deve realizar um investimento de R$ 21 bilhões nos próximos três anos. 

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.

27 Comentários

  1. Aaaaa então é por isso que a internet da oi melhorou bastante em São Luís – Ma melhora absurda pq até pouco tempo era uma carniça!!! Só uma dúvida se estou usando o 4.5g pq mesmo o meu celular não fica 4+ fica somente no 4g????

    • Depende do Sistema operacional que está rodando se identifica ou não.
      O meu é um Moto G5+ com AndriAn Oreo e identifica onde tem este tipo de conexão.

    • A vivo e claro no meu s7 edge que é compatível aparece 4+ ou seja 4.5g a não ser que só apareça na frequência 700mhz que é o que a vivo e claro utiliza… Não aparecendo na frequência 1800mhz da oi!! Deve ser isso mesmo!!! Mais a velocidade está em 15mbps a vezes passa disso então deve está mesmo no 4.5g

    • e desde quando 15MB é 4,5G? aqui o 4G normal dá em média 30MB

    • 4,5 não esta relacionado com velocidade, está relacionado com a capacidade de mudar de frequência usada rapidamente, sem perder a conexão. Velocidade muda de lugar para lugar, dependendo de quantas pessoas estão penduradas na rede e ocupando o espectro.

    • a oi promete até 5 vezes mais velocidade com a conexão 4,5G e você vem dizer que não tem nada a ver com a velocidade, me faz ri com isso…

    • Tem a ver mas não tem rsrsrs
      Não vai mudar muito a máxima teórica já que o maior gargalo é o backbone das operadoras. Mas com o 4.5 G vc sofrerá menos com quedas de velocidade e áreas de sombra, aumentando assim a velocidade média que vc irá receber.

  2. Estou dentro da cidade que a Oi diz esta operando com 4.5G . Sinceramente , difícil é pegar o 4G . A maior parte do tempo só dá H+. Ligação cortando e caindo .

  3. Tem nem 2g direito… kkk

  4. 4.5 G da Oi ainda e uma realidade muito distante para a maioria

  5. E em Goiàs, quando vamos ter?
    Esquece da gente não Oi!
    Você é a vice-líder no Centro Oeste.

    • Pelo menos na região do Parque Flamboyant já está parcialmente coberto pelo 4.5g da Oi.
      Semana passada passando pela Av. Jamel Cecílio (entre o Mc Donalds e Marginal Botafogo) meu celular ficou no 4.5g.
      Pena que onde moro (perto do alphaville) o 4g não existe propriamente dito já q o sinal fica zerado e constantemente meu celular fica no 3g, quem dirá 4.5G…

    • A claro pega 4.5 quase na cidade toda.

    • Acho difícil ter no curto prazo, a estrutura da Oi em São Paulo é muito incipiente. Não dá para fazer refarming em São Paulo de uma frequência que a Oi tem tão pouco.

  6. Em Goiânia já tá funcionando no Alto da Gloria, Jardim Goiás e Vila Redenção

  7. E aqui na região de Campinas sp nada de 4.5 g tambem ne isso quando pega 4g vamos investir mais nessa região em Oi umas das mais importantes do estado de sao pauPa e do Brasil.

  8. E nada do 4,5G no RJ. A conexão é péssima. Em vários pontos da cidade, principalmente em locais fechados, cai pra 2G ou 3G com qualidade sofrível para navegar. Fora as vezes que o celular fica dando caixa postal só por estar com conexão EDGE.

  9. melhora o sinal na cidade do RJ,tá ficando difícil permanecer cliente da oi nesta cidade,4G somente em regiões mais nobres 60% dos lugares eu uso o 3G o problema é que a lugares na cidade que só tem 2G.

    • Tb sou do Rio e saí da Oi exatamente por causa do 2G constante. É inadmissível em pleno ano de 2018, quando já se fala em 5G, a Oi possuir cobertura apenas 2G em muitos locais.

  10. Eu moro em São Luis – MA e tbm percebi uma grande melhoria na rede 4G daOi. Na última vez em que eu fiz o teste deu mais ou menos uns 35MB de velocidade em horários de pico. Já na madrugada passou dos 40MB. Ate fiwufi surpreso, mas o 3G da Oi continua uma porcaria.
    Espero que ela melhore a cobertura 4G pra toda cidade pq mesmo batendo essa velocidade, ainda fica oscilante entre o 4G e 2G que muitas das vezes cai sem passar pelo 3G

  11. O Oi precisa fornecer serviços de melhor qualidade , ninguém quer pouca coisa

  12. E no interior de SP quando vai chegar? (região de Campinas)

  13. Na realidade a Oi está usando as Antenas TIM 4.5G a verdade é essa!!!
    Quem está nas cidades na cobertura, sinta-se SORTUDOS!!! boa sorte@!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*