28/03/2024

Parceria entre TIM e Vivo amplia cobertura em 570 cidades

Compartilhamento da rede 3G entre as operadoras vai beneficiar 131 milhões de clientes, ampliando o sinal das operadoras nos municípios atendidos.


Na última semana, a TIM anunciou parceria que permite compartilhar a estrutura do 3G com a Vivo.  Com isso, clientes das duas operadoras poderão usar o celular no roaming em mais 570 cidades, beneficiando mais de 131 milhões de usuários de ambas as telecoms.  


A TIM também passou a dividir frequências com a Claro e a Oi neste ano, ampliando o sinal das operadoras em centenas de municípios brasileiros. 


A partir do novo acordo, clientes da TIM nas cidades contempladas poderão fazer roaming na Vivo e vice-versa, sem precisar trocar de chip. 

No processo, a frequência 3G usada é a de 2,1 GHz. Já no 2G, alternam entre a de 850MHz e 1800MHz

Além disso, segundo a TIM, otimizar o uso da infraestrutura através do compartilhamento de redes irá permitir o investimento em outros recursos, como 4G e 5G. 


VIU ISSO?


Anteriormente, a TIM anunciou uma parceria para dividir espectro 3G com a Claro em 731 municípios e ampliou um acordo com a Oi para compartilhar 4G nas frequências de 1,8 GHz e 2,5 GHz.

Em abril, o diretor técnico da TIM, Leonardo Capdeville, sugeriu o modelo de negócios conhecido como single grid entre as quatro operadoras.

O modelo sugerido permitiria o compartilhamento completo de infraestrutura em cidades com menos de 30 mil habitantes

Isso significa ter uma rede única, dividindo espectro, torres e equipamentos eletrônicos, assim como os custos de manutenção.

Com isso, a operadora visa estabelecer uma rede única para todas as teles do país, dividindo os custos de manutenção e, assim, facilitando o investimento em novas tecnologias e melhorias de serviço.

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários