29/03/2024

Vivo e Ericsson demonstram utilização do 5G em cirurgia

Empresas realizaram o treinamento de um cirurgião à distância utilizando a tecnologia de quinta geração.


A Vivo, em parceria com a Ericsson, realizou uma demonstração da utilização da tecnologia 5G no treinamento de um cirurgião à distância. 


O teste foi realizado na última quinta-feira (13), no prédio do Teatro Vivo, em São Paulo.


Um cirurgião foi treinado à distância por meio de um óculos de realidade virtual e um braço robótico que realizou uma incisão. Tanto professor quanto aluno estavam conectados à rede da Vivo.

Segundo a Ericsson, essa é uma solução real em 5G. A experiência foi possível porque o 5G possui baixa latência, entre 3 e 5 ms. 

Para a medicina, a baixa latência é importantíssima já que melhora o retorno tátil na experiência do braço robótico.

O teste realizado pela operadora simulou uma cirurgia. Em um ambiente virtual, orientador e aluno usaram óculos VR e braços robóticos.


LEIA TAMBÉM:


O experimento utilizou ainda computadores com alto processamento de vídeo, aplicação de VR em Unix e infraestrutura de rede: célula 5G sob um espectro de 28 GHz.

O professor guiava o teste e passava o comando da mesa de operação virtual para o discente. A velocidade de acesso variava entre 25 e 28 Gbps.

Em abril, treze hospitais do Japão passaram a se conectar entre eles por meio da tecnologia 5G. Os médicos utilizam a conexão para trocar exames e orientações entre especialistas. 

A Ericsson ressaltou que o uso do 5G pode ajudar não apenas a área de saúde, mas também áreas da indústria 4.0 e vídeo 4K. 

A quinta geração da Internet também pode ser usada para a expansão da banda larga fixa. Até o final do ano, o serviço passará a ser oferecido pela Verizon.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários