Sete em cada 10 pessoas gostariam de trocar de operadora

Sinal fraco e busca por ofertas mais baratas fazem clientes serem mais infiéis às suas operadoras móveis, conforme revela pesquisa da CVA.

Sete em cada dez clientes de telefonia móvel gostariam de trocar de operadora, de acordo com uma pesquisa realizada pela CVA Solutions. O desejo aparece mesmo que 70,9% dos usuários pré-pagos digam que estão satisfeitos com sua internet móvel, e 77,7% se digam felizes com seu plano pós-pago ou controle. 

Apesar de ter crescido a satisfação com o serviço (7% e 8% a mais em 1 ano no pré e pós, respectivamente), o número de pessoas que querem trocar de operadora é 10% maior do que o registrado pela pesquisa há um ano. Ele segue de acordo com o crescimento de portabilidade numérica no país. Somente em 2018, até agosto, 4.030.932 trocas de chips foram realizadas entre os clientes de telefonia celular. 







O principal motivo para aqueles que desejam portar seu número é a busca por um menor custo. De fato, as operadoras estão percebendo a tendência e tentam, cada dia mais, baixar mais seus preços e melhorar as ofertas para os clientes do pré ao pós. 
O Minha Operadora vem divulgando constantemente as atualizações no portfólio das principais operadoras. Noticiamos que a Oi, por exemplo, já oferta 4,5GB no Oi Livre por R$ 20. Também no pré-pago, o Vivo Turbo agora garante 2GB por R$ 9,99 a cada 15 dias. 
A Claro, além de suas ofertas já conhecidas, como o Prezão de R$ 9,99 também com até 2GB na semana, está trabalhando no novo plano para controlar via aplicativo, o Claro Flex. Nesse estilo de plano digital e com preços acessíveis, ainda há o Oi Mod e o Vivo Easy. A mineira Algar Telecom já lançou até mesmo planos com ligações e internet ilimitadas a partir de 49 centavos por dia
LEIA TAMBÉM: 
Bem, talvez isso explique o porquê de tantos clientes estarem migrando de uma para outra operadora. É claro que a cobertura de cada uma ainda é importante, e é isso que faz muitos voltarem para sua operadora de origem ou fazer trocas constantes, até encontrar a que melhor atenda sua região. 
As queixas dos usuários, em sua grande maioria, vêm de problemas com a falta de sinal, o que fazem com que eles sejam mais “infiéis” em relação às suas operadoras, junto com a busca pelo menor preço. 
Quanto ao atendimento, apesar da Anatel alegar diminuição nas reclamações por parte dos consumidores, na pesquisa da CVA ele não parece ser dos melhores. Entre os entrevistados, 51,4% do pré-pago, que entram em contato com as centrais de atendimento, disseram precisar ligar uma média de 4,3 vezes para resolver seu problema. No pós-pago, 44,1% disseram tentar em média 4,1 vezes. 
O estudo divulgado pela consultoria, que realiza pesquisas de mercado, agora está em sua nona edição. Foi realizado em julho deste ano, com 7 mil entrevistados brasileiros, sendo 3.946 clientes do pré-pago e 3.096 do controle e pós-pago.

9
Deixe um comentário

avatar
6 Número de Comentários
3 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
Luiz Carlos VieiraAluisio IzolanViniciusMarcelloAnonimo Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Marcello
Visitante

Acredito que a "queda" nas reclamações da Anatel não se trate pura e simplesmente de melhoria dos serviços. Trocar o call center da operadora pelo da Anatel é como trocar 6 por meia dúzia. Enquanto isso, portais alternativos como consumidor.gov e as redes sociais das operadoras passaram a ser utilizados em busca de uma solução efetiva. O aumento da portabiiidade numérica é reflexo disso: muitas vezes é mais rápido ir para a concorrência (3 dias) do que tentar aguardar resolução dos SACs que insistem em demorar na resolução, seja por falta de acesso ou algum outro motivo, ficam prolongando os… Leia mais »

Jean Michel Skalee
Visitante

Até hj não vi uma reportagem sobre o prezao mensal da Claro por 14,99. O melhor custo benefício para quem quer usar todos os serviços mas que usa pouco e quer economizar

Marcello
Visitante

Graças a ele, o Amazonas tem mais celulares do que habitantes. kkkkkkkk

Andrey Almeida
Visitante

No caso das pessoas quem migram pra vivo é pelo sunal mesmo, pq e disparada a mais cara e a jogada de má fé deles é não liberar ligações ilimitadas p qualquer operadora pois assim os clientes nao migram pq vao ficar sem falar com quem tem vivo

Anonimo
Visitante

O problema da vivo é outro.
Se você tem pós-pago, o call center te atende em até dois (2) minutos.
Se for controle, você mofa 40 min.
Se for pré-pago, uma hora (1h) de espera…

Marcello
Visitante

Também tive essa percepção quando fui cliente da empresa anos atrás. Ela é esperta, se um cliente pós tem uma linha pré, melhor ligar da linha pós pra resolver qualquer demanda no pré. Eles atendem rápido e eficientemente. Já se o pobre cliente for somente pré, espera mofando até ser atendido. Para a vivo cliente pré nunca teve valor algum. E pelo visto, continua não tendo atualmente.

Vinicius
Visitante

Troquei a Oi pela Claro e estou bem satisfeito!

Ganhei em qualidade e cobertura!

Luiz Carlos Vieira
Visitante

Uso a claro me surpreendeu na qualidade já usei vivo da até medo de tão cara já usei Tim sinal péssimo Oi sinal horrível Nextel até que é bao

Aluisio Izolan
Visitante

Eu sou um que já passei por todas as operadoras nesse mesmo número que possuo há 10 anos!
Comecei com a Oi, mas é muito fraca aqui na região.
Depois de 6 meses mudei pra Vivo, onde fiquei 9 anos… resolvi experimentar a TIM e foi a pior escolha! Péssimo sinal e qualidade 4G. Fiquei apenas 2 meses e agora faz 1 mês que estou na Claro, e estou amando!