16/04/2024

Cobrança indevida de créditos somam mais de 9,3 mil queixas

Consumidores afirmam que mesmo com a internet desabilitada, o celular continua acessando os dados e consumindo créditos.


Clientes pré-pagos das principais operadoras do Brasil afirmam que, mesmo com a internet desabilitada, o smartphone continua acessando os dados móveis e consumindo parte dos créditos.


Somente no primeiro semestre de 2018, o site Reclame AQUI registrou mais de 9,3 mil queixas sobre cobrança indevida de créditos. O número representa 8% do total das reclamações da categoria Telefonia Celular.

Os consumidores contaram ao site que, ao entrar em contato com as operadoras, a resposta é de que com a tecnologia 4G, o aparelho acessa a rede sem a internet estar ativada. 

Uma consumidora do Rio Grande do Sul registrou que “gostaria de uma providência referente ao consumo dos meus créditos, todo dia uma cobrança de R$ 1,49 de uso de internet, sendo que em nenhum dia usei”.


LEIA TAMBÉM:


A Claro informou que somente o tráfego de dados utilizado proativamente pelo cliente é cobrado ou descontado da franquia. 

Portanto, não há nenhuma cobrança em caso de desativação da conexão do smartphone.

Já a Oi justificou o pequeno tráfego de dados involuntário como uma característica inerente à tecnologia 4G. 

“A Oi, possui mecanismos internos para tratamento deste tráfego, evitando que o cliente seja de alguma forma prejudicado.”

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários